No último dia 6 de junho de 2023, em meio aos problemas com a SEC nos Estados Unidos, a Binance alterou seus termos de uso, que agora autorizam a corretora a converter criptomoedas de clientes, caso a moeda que eles tenham em sua conta não seja mais listada pela plataforma.
Ao cadastrar na Binance, todos os clientes da plataforma devem primeiramente concordar com seus termos de uso. Ou seja, quaisquer novas regras aplicadas pela corretora passam por análise criteriosa do mercado.
Conhecida por ter um grande volume e alta liquidez, a plataforma é a maior em uso por brasileiros, que tem a Binance como referência. Além disso, a corretora dispõe de muitos pares de criptomoedas alternativas, que a coloca como referência para comunidades cripto.
Binance pode converter saldos de clientes caso eles possuam uma criptomoeda já deslitada
Além de listar novas opções de criptomoedas para investidores, a Binance costuma remover alguns pares quando estes não passam em suas avaliações. Nos últimos dias, por exemplo, a Binance dos EUA publicou a intenção de remover mais de 100 pares de uma só vez.
E na última atualização de 6 de junho, a corretora anunciou como nova regra que apenas a corretora tem autoridade para determinar quais criptomoedas estão listadas. Além disso, indicou que pode adicionar ou remover novos pares a qualquer momento, a seu bel-prazer.
Mas aquelas criptomoedas que não são mais listadas e ainda permanecem nas contas dos usuários, a partir de agora, podem ser convertidos para outros ativos, a critério da Binance. Na publicação atual, a corretora não informa se a conversão ocorreria para uma stablecoin ou para a própria criptomoeda da Binance, a BNB.
“A Binance tem autoridade exclusiva para determinar quais ativos digitais estão listados na plataforma e pode adicionar ou remover ativos digitais da plataforma a seu exclusivo critério, de tempos em tempos. Se os Ativos Digitais que não estão mais listados na plataforma permanecerem em sua Conta Binance além de um período especificado, a Binance pode, a seu critério, converter tais Ativos Digitais em um tipo diferente de Ativo Digital.”
Outra mudança adotada pela corretora envolve o tamanho das ordens, que a corretora afirmou que pode mudar a disponibilidades.
“A Binance também pode alterar o tamanho do pedido disponível para cada Ativo Digital.”
“Podemos adicionar ou remover criptomoedas, mas não estamos obrigados a avisar os usuários”
Os investidores que operam na Binance já estão acostumados a acompanhar os anúncios de listagens e remoções de criptomoedas na maior plataforma do mercado. Quando os anúncios publicados envolvem listagens, o preço das criptomoedas pode até valorizar.
No entanto, quando a Binance remove pares os preços tendem a desvalorizar no mercado. De qualquer forma, no futuro a corretora anunciou que não se compromete a anunciar e notificar listagens ou remoções, visto que não está obrigada a isso.
“Em relação a tais adições, remoções, conversões ou alterações, a Binance pode, mas não é obrigada a, notificar os Usuários com antecedência e a Binance não terá nenhuma responsabilidade perante os Usuários em relação a tais adições, remoções, conversões ou alterações.”
Os novos termos seguem acompanhados pelos usuários da plataforma, que podem ter novidades envolvendo o uso da exchange global.