Em um novo episódio envolvendo a Binance e a criptomoedas USDC, a divisão dos Estados Unidos da maior corretora do mercado travou os saques pela rede Ethereum, em meio a uma escassez da moeda na plataforma.
O caso pode ter relação com saques em massa de USDC na Binance US pela rede Ethereum.
Chama atenção que a Circle, empresa que emite a USDC, pode ter denunciado a emissão da Binance USD para autoridades de Nova Iorque nos últimos dias. Assim, o travamento de saques logo chamou atenção da comunidade.
Binance US trava saques de USDC em Ethereum e liga alerta na comunidade
O perfil no Twitter de Mike Burgersburg, Dirty Bubble Media, divulgou na última terça-feira (14), que a Binance US havia travado saques da stablecoin USDC pela rede Ethereum.
Como os saques continuaram normais nas redes AVAXC, BSC, TRX, MATIC e SOL, o caso levou os seguidores a se questionarem sobre a razão do travamento de saques, que só foram liberados novamente nesta quarta-feira (15).
Em sua página de status de problemas, a Binance US declarou que não há mais problemas de saques em USDC.
“O problema de cobertura de inventário para USDC foi resolvido. Depósitos e saques em USDC já estão disponíveis.”
Ou seja, a Binance demorou horas até conseguir nova liquidez de USDC para atender aos saques. De acordo com apuração de Mike, a própria Circle enviou 5 milhões de USDC para a corretora, que voltou a liberar saques.
Como a Binance anunciou que estava reequilibrando seu inventário, o caso chamou atenção.
Tensão no mercado de stablecoins
Nos últimos meses, qualquer assunto envolvendo as chamadas stablecoins rapidamente repercutiram entre investidores. Isso porque, são grandes moedas em capitalização de mercado e ocupam boa parte do volume diário de negociações em corretoras.
Além disso, o mercado assistiu à queda da Terra (LUNA), que tinha a stablecoin UST em seu ecossistema, sair de 1 dólar para 0 em poucos dias.
Nos últimos dias, a própria Binance teve problemas com a sua stablecoin emitida pela Paxos, a Binance USD (BUSD). De acordo com a Bloomberg, a própria USDC pode ter denunciado a rival para reguladores, com rumores de que a Paxos emitia stablecoins sem lastro no mercado.
Desde a última segunda-feira (13), quando os primeiros rumores surgiram, a BUSD perdeu quase 2 bilhões de dólares em valor de mercado, mostrando uma tensão com a stablecoin.
Vale notar que, embora a BUSD opere em queda, a moeda segue operando normalmente na maioria das corretoras. Na América Latina, a corretora Bitso, por exemplo, resolveu suspender as transações com a moeda durante as investigações nos EUA.