A Binance, reconhecida como a maior corretora de criptomoedas do mundo, marcou presença no 1° Workshop de Inteligência Financeira organizado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
O evento, que ocorreu em Recife, contou também com a participação de gigantes do mercado como Google, PicPay, Mercado Livre, Claro e bancos, como Santander, Itaú, Bradesco e CEF.
Além de sua presença destacada nos painéis sobre “Lavagem de dinheiro e criptomoedas” e “Melhores práticas para solicitações policiais”, a Binance ofereceu, no dia posterior ao evento, um treinamento sobre criptomoedas e blockchain para investigadores e delegados da Polícia Civil pernambucana.
Izaias Novaes, Delegado especial e Diretor da Inteligência da PCPE, agradeceu a Binance, destacando que “o treinamento prestado ao Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem é vital para a eficácia e eficiência do nosso trabalho”.
A iniciativa, disse a Binance em um comunicado enviado ao Livecoins, é um reflexo do comprometimento da empresa em colaborar com autoridades globais.
Os tópicos do treinamento incluíram conceitos básicos de blockchain e criptoativos, políticas de AML da Binance e estratégias de combate a crimes financeiros.
Renato Bastos, especialista em investigações da Binance e ex-servidor do Ministério Público do Rio de Janeiro, que conduziu o treinamento, ressaltou a importância da colaboração entre os setores público e privado para o crescimento e segurança da indústria de criptoativos.
Vale lembrar que a Binance tem se mostrado ativa em suas iniciativas educativas, conduzindo workshops em diversas regiões do Brasil, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2022, a empresa lançou o Programa Global de Treinamento de Aplicação da Lei, visando auxiliar autoridades no combate a ilícitos financeiros relacionados a criptomoedas.
Até setembro de 2023, a Binance já respondeu a mais de 40 mil solicitações de informações por autoridades globais.