A Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou na manhã desta segunda-feira (26) que vai listar ações tokenizadas da MicroStrategy, Microsoft e Apple.
Os tokens representam ações “reais” das empresas e são garantidas pelo provedor de serviços financeiros alemão CM-Equity AG. Assim, os detentores dos tokens recebem retornos sobre as ações, incluindo dividendos.
O token da MicroStrategy será listado nesta segunda, os outros dois, também negociáveis na própria stablecoin da Binance, serão lançados em 28 e 30 de abril. Atualmente a Binance já tem dois pares de tokens de ações, um da Coinbase (COIN / BUSD) e outro da Tesla (TSLA / BUSD).
https://twitter.com/binance/status/1386531604495888389
Os tokens são criptomoedas que representam ações de empresas públicas que são negociadas nas bolsas de valores tradicionais.
Cada token de ação representa uma ação ordinária da empresa. Os tokens são totalmente garantidos por uma carteira de depositário de títulos subjacentes detidos pela CM-Equity AG, Alemanha (“CM-E”).
Os tokens permitirão que os usuários negociem ações fracionárias com um limite mínimo definido como um centésimo de um token.
“A negociação de tokens de ações […] não está disponível para residentes na China Continental, Turquia, Estados Unidos e outras jurisdições, conforme finalmente determinado pelo CM-E. Os investidores interessados só poderão negociar Tokens de Ações depois de atender a todos os requisitos KYC e outros requisitos de conformidade relevantes ”, acrescentou Binance.
Reguladores europeus podem investigar a Binance pela listagem dos tokens
De acordo com a Financial Times, a Binance pode enfrentar a ira dos reguladores europeus por oferecer as ações tokenizadas.
Segundo a matéria, os reguladores estão monitorando se Binance violou leis de valores mobiliários e se as ações tokenizadas cumprem as regras que regem a transparência e as divulgações corporativas.
Em uma coletiva de imprensa recente, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) disse que conversa com a Binance para determinar se os novos tonkens violam algum regulamento.
“Estamos trabalhando com a empresa para entender o produto, os regulamentos que podem se aplicar a ele e como ele é comercializado. As empresas e suas equipes de gerenciamento sênior são responsáveis por determinar se seus produtos e serviços estão sob a alçada da FCA”, diz o comunicado oficial.