A versão de número 22.0 contou com a ajuda de mais de 100 pessoas que fizeram cerca de 800 pull requests. Esta é a primeira grande atualização desde a versão 0.21.1, após a sinalização favorável ao Taproot que ocorreu em junho deste ano.
Veja a lista das principais melhorias.
Suporte a carteiras de hardware na interface
Embora o Bitcoin Core tenha suporte a carteiras de hardware desde a versão 0.18.0, os usuários precisavam usar comandos para usar o recurso.
Já na versão 0.20.0, a adição de uma interface gráfica de usuário foi adicionada, porém o usuário ainda precisava realizar alguns processos manualmente para assinar as transações.
A versão 22.0 do Bitcoin Core traz uma interface mais amigável para quem usa carteiras de hardware, como Trezor, KeepKey, Coldcard e outras, para assinar transações.
As carteiras de hardware, ou hardware wallets, são um dos meios mais seguros tanto para armazenar quanto assinar transações pois este processo é realizado em um ambiente externo.
Suporte ao I2P
Com governos propondo leis cada vez mais severas para quem lida com o Bitcoin de alguma forma, seja até mesmo mantendo um nó da rede, o suporte ao I2P chega para ajudar com o anonimato de quem mantém o protocolo descentralizado.
O I2P (Invisible Internet Project) é um camada de rede de comunicação anônima, bem semelhante ao Tor.
O objetivo de ambas é mascarar os IPs de ambos os lados da comunicação, embora seja possível saber se um usuário está conectado a esta rede, os dados transmitidos são criptografados.
Além disso, o suporte a versão 2 do Tor foi abandonada, o Bitcoin Core vai se comunicar apenas com pares que estejam utilizando a versão 3, já que a anterior foi descontinuada.
Suporte ao Taproot
A maior atualização do Bitcoin nos últimos tempos, o Taproot, foi aprovado pela maioria dos mineradores em junho e está programado para ser ativada em novembro deste ano.
Com o Taproot os usuários poderão utilizar as assinaturas Schnorr, que deixam as transações mais leves, baratas, com maior anonimato. Além disso, o Taproot também abre caminho para a implementação de contratos inteligentes no Bitcoin.
O Bitcoin Core 22.0 já está pronto para trabalhar com esta melhoria no Bitcoin, de forma completa.
Curiosidades
O cliente de software do Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto há 12 anos.
As versões antigas continham o prefixo 0, exemplo: 0.21.1, a partir de agora este número foi eliminado, ficando apenas 22.0 em vez de 0.22.0.
Outras melhorias
A lista completa de atualizações, e como atualizar o cliente, implementadas na versão 22.0 do Bitcoin Core pode ser vista nas notas de lançamento.
Após 12 anos de seu lançamento, o Bitcoin continua evoluindo e buscando as melhores alternativas para manter a rede segura, descentralizada e acessível a todos. O Bitcoin é um trabalho coletivo que visa melhorar a forma de como nos comunicamos financeiramente, bem como de como construímos em conjunto.