O preço do bitcoin alcançou uma alta de 13 meses, enquanto cresce o otimismo dos investidores em relação à possibilidade de os Estados Unidos aprovarem um ETF de bitcoin à vista.
A maior criptomoeda do mercado registrou uma alta de mais de 2%, sendo negociada a US$ 31.209,18, de acordo com a Mercado Cripto. Durante a manhã, atingiu seu nível mais alto desde junho de 2022, chegando a cerca de US$ 31.500.
Enquanto os preços das ações apresentavam certa fraqueza e o rendimento das notas do Tesouro dos EUA de 10 anos recuava para quase 4%, o bitcoin se destacou com seu desempenho positivo.
No entanto, vale ressaltar que a liquidez da criptomoeda tem sido baixa há vários meses, o que tem contribuído para acentuar seus movimentos de alta e baixa.
Larry Fink, CEO da BlackRock, diz que Bitcoin pode ‘revolucionar as finanças’
Em uma entrevista para a Fox Business News na quarta-feira (5), Fink disse que o bitcoin é “um ativo internacional” e destacou que “não é baseado em nenhuma moeda, então pode representar um ativo que as pessoas podem considerar como uma alternativa”.
Desde 15 de junho, quando a BlackRock solicitou a aprovação para lançar um ETF de bitcoin à vista, o bitcoin tem apresentado uma tendência de alta constante.
O número de bitcoins mantidos por instituições por meio de fundos fiduciários, ETFs e fundos aumentou consideravelmente desde então, atingindo o nível mais alto em mais de um ano, de acordo com a CryptoQuant. Além disso, o interesse aberto em bitcoin retornou aos níveis pré-FTX.
“Os participantes do mercado estão reagindo positivamente à entrada de instituições financeiras tradicionais no bitcoin — uma tendência que confere mais legitimidade a um ativo que anteriormente era considerado uma moda passageira”, afirmou Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale, cujo fundo de bitcoin aguarda a aprovação para se converter em um ETF.
“Mais importante, as recentes notícias sobre novos participantes no bitcoin destacam o poder de permanência dessa classe de ativos em um sentido mais amplo, e muitos investidores veem isso como uma oportunidade de investimento única em uma geração”, acrescentou.
Com a possibilidade cada vez mais próxima de um ETF de bitcoin nos Estados Unidos, o mercado está reagindo com otimismo, impulsionando o preço da criptomoeda para níveis não vistos há mais de um ano.