Negociado na faixa dos US$ 93.200 nas grandes corretoras, o Bitcoin chegou a zero em uma corretora descentralizada pouco conhecida. Nas redes sociais, os desenvolvedores anunciaram um ‘rollback’, revertendo o sistema para um estado anterior à falha.
Relatos de usuários mostram que diversos traders foram liquidados na plataforma devido ao bug.
Corretora descentralizada enfrenta bug e preço do Bitcoin cai para zero
As atualizações sobre a falha na corretora descentralizada Paradex foram publicadas em seu Discord oficial. Cerca de uma hora após iniciarem as investigações, os desenvolvedores surgiram com uma solução.
“Identificamos o problema e vamos fazer o rollback do estado da chain para o bloco 1604710 (04:27:54 UTC).”
“Esse é o momento anterior à manutenção do banco de dados e é o último estado conhecido como correto. Todas as contas serão restauradas para o estado anterior à manutenção do banco de dados. Forneceremos mais atualizações à medida que continuarmos com o rollback”, aponta o anúncio compartilhado por um usuário.

A falha teria ocorrido por volta das duas da madrugada desta segunda-feira (19). Capturas de tela mostram o preço do Bitcoin indo a zero na plataforma.

Pouco depois o mesmo usuário acima compartilhou um vídeo mostrando que diversos traders foram liquidados, não apenas em pares com Bitcoin, mas também com outras criptomoedas.
“Ok, quando postei o print, achei que era um bug na interface. Depois vi no computador que o preço voltou após ter ido a US$ 0. Agora há milhares de liquidações. Isso não parece nada bom para a @paradex”, escreveu.
🩸🚨Okay, when I posted the screenshot, I thought it was a UI bug.
Then I saw on the computer that the price came back after going to $0.
Now there are thousands of liquidations.
This doesn't look good for @paradex ☠️ https://t.co/m4YbnfHkgN pic.twitter.com/QbKd3U432s
— Sniper ₿ (@sniiperrB) January 19, 2026
Horas depois os desenvolvedores afirmaram que os fundos dos usuários estavam seguros, mas que o sistema continuava inoperante.
“Os esforços de recuperação estão em andamento. Podemos confirmar que todos os fundos dos usuários estão seguros.”
“Devido à complexidade do processo de recuperação, não temos um prazo confirmado neste momento. Forneceremos novas atualizações assim que estiverem disponíveis. Obrigado pela paciência e apoio”, disseram os desenvolvedores.

Corretora enfrenta crítica nas redes sociais
Embora alguns usuários tenham demonstrado apoio, outros ficaram enfurecidos com a situação. No X, antigo Twitter, a corretora nem sequer fez uma publicação sobre o tema, somente relatou que seus usuários viraram alvo de ataques de phishing.
“Recebemos relatos de contas falsas de suporte se passando pela nossa equipe.”
“Lembre-se: Atualizações oficiais vêm apenas desta conta / Nunca pediremos suas chaves privadas / Se outra conta falar com você primeiro, é golpe”, escreveu o perfil.

Nos comentários, um seguidor comenta “cara, melhor postar sobre sua exchange estar fora do ar há tanto tempo”, notando que nada foi dito sobre o incidente.
Na Polymarket, apostadores também diminuíram suas previsões sobre o valor do token da Paradex quando for lançado.
