Bitcoin cai para zero em corretora descentralizada devido à falha

Desenvolvedores afirmaram que fundos dos usuários estão seguros

Negociado na faixa dos US$ 93.200 nas grandes corretoras, o Bitcoin chegou a zero em uma corretora descentralizada pouco conhecida. Nas redes sociais, os desenvolvedores anunciaram um ‘rollback’, revertendo o sistema para um estado anterior à falha.

Relatos de usuários mostram que diversos traders foram liquidados na plataforma devido ao bug.

Corretora descentralizada enfrenta bug e preço do Bitcoin cai para zero

As atualizações sobre a falha na corretora descentralizada Paradex foram publicadas em seu Discord oficial. Cerca de uma hora após iniciarem as investigações, os desenvolvedores surgiram com uma solução.

“Identificamos o problema e vamos fazer o rollback do estado da chain para o bloco 1604710 (04:27:54 UTC).”

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

“Esse é o momento anterior à manutenção do banco de dados e é o último estado conhecido como correto. Todas as contas serão restauradas para o estado anterior à manutenção do banco de dados. Forneceremos mais atualizações à medida que continuarmos com o rollback”, aponta o anúncio compartilhado por um usuário.

Corretora Paradex reconhece problemas em sua operação e anuncia solução. Fonte: Corgil/X.
Corretora Paradex reconhece problemas em sua operação e anuncia solução. Fonte: Corgil/X.

A falha teria ocorrido por volta das duas da madrugada desta segunda-feira (19). Capturas de tela mostram o preço do Bitcoin indo a zero na plataforma.

Bitcoin cai para zero em corretora descentralizada. Fonte: sniiperrb/X.
Bitcoin cai para zero em corretora descentralizada. Fonte: sniiperrb/X.

Pouco depois o mesmo usuário acima compartilhou um vídeo mostrando que diversos traders foram liquidados, não apenas em pares com Bitcoin, mas também com outras criptomoedas.

“Ok, quando postei o print, achei que era um bug na interface. Depois vi no computador que o preço voltou após ter ido a US$ 0. Agora há milhares de liquidações. Isso não parece nada bom para a @paradex”, escreveu.

Horas depois os desenvolvedores afirmaram que os fundos dos usuários estavam seguros, mas que o sistema continuava inoperante.

“Os esforços de recuperação estão em andamento. Podemos confirmar que todos os fundos dos usuários estão seguros.”

“Devido à complexidade do processo de recuperação, não temos um prazo confirmado neste momento. Forneceremos novas atualizações assim que estiverem disponíveis. Obrigado pela paciência e apoio”, disseram os desenvolvedores.

Nota dos desenvolvedores da Paradex sobre falha na corretora descentralizada. Fonte: Corgil/X.
Nota dos desenvolvedores da Paradex sobre falha na corretora descentralizada. Fonte: Corgil/X.

Corretora enfrenta crítica nas redes sociais

Embora alguns usuários tenham demonstrado apoio, outros ficaram enfurecidos com a situação. No X, antigo Twitter, a corretora nem sequer fez uma publicação sobre o tema, somente relatou que seus usuários viraram alvo de ataques de phishing.

“Recebemos relatos de contas falsas de suporte se passando pela nossa equipe.”

“Lembre-se: Atualizações oficiais vêm apenas desta conta / Nunca pediremos suas chaves privadas / Se outra conta falar com você primeiro, é golpe”, escreveu o perfil.

Paradex relata casos de ataques de phishing após falha na corretora. Fonte: X.
Paradex relata casos de ataques de phishing após falha na corretora. Fonte: X.

Nos comentários, um seguidor comenta “cara, melhor postar sobre sua exchange estar fora do ar há tanto tempo”, notando que nada foi dito sobre o incidente.

Na Polymarket, apostadores também diminuíram suas previsões sobre o valor do token da Paradex quando for lançado.

Falha na Paradex refletiu na previsão de preço de seu futuro token. Fonte: Polymarket.
Falha na Paradex refletiu na previsão de preço de seu futuro token. Fonte: Polymarket.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

👉Entre no nosso grupo do WhatsApp ou Telegram| Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias