Cobra, dono do site Bitcoin.org, acredita que o Bitcoin Core está em uma situação “muito perigosa”. Em uma série de tuítes publicados nesta semana, ele deu destaque para a ascensão do Knots.
Segundo apuração do Livecoins, o Knots passou de 400 nodes públicos no início do ano para cerca de 4.000 atualmente.
Essa crescente adoção está ligada ao descontentamento por parte da comunidade com a chegada do Bitcoin Core v30, que eliminará o limite do OP_RETURN. Os mais exagerados afirmam que essa atualização pode “matar o Bitcoin”.
Cobra fala sobre crescimento do Bitcoin Knots
Respondendo ao desenvolvedor Mark Erhardt (@murchandamus), Cobra se mostrou preocupado com a situação do Bitcoin Core, que está perdendo popularidade entre usuários da criptomoeda.
“O Bitcoin Core está em uma situação muito, muito perigosa.”
“Acho que as pessoas estão se envolvendo para articular e esclarecer a posição do Core, porque um projeto que não consegue se comunicar de forma eficaz com seus usuários está condenado”, escreveu Cobra. “Por causa disso, o Knots pode acabar se tornando a implementação de referência.”

Explicando seu pensamento, Cobra aponta que muitos desenvolvedores renomados — incluindo James O’Beirne (@jamesob), Jeremy Rubin (@JeremyRubin), @14400000bytes, Paul Sztorc (@Truthcoin), @4moonsettler, Amir Taaki (@Narodism) e Vasil Dimov (@vdfly) — poderiam ter interesse em trabalhar no Knots.
“Se um desenvolvedor bate em uma parede no Core ou simplesmente não quer contribuir lá, pelo menos se tivermos alguma alternativa popular, suas ideias e códigos talvez consigam chegar à rede através do Knots. Ou eles podem ajudar de outras maneiras. Tudo depende do Knots conseguir criar a cultura certa e de Luke poder se colocar mais em segundo plano e formar uma equipe ao redor disso.”
Finalizando, Cobra afirma que o Bitcoin Core é “um excelente projeto” que ele mesmo roda e sugere para outras pessoas. “Tenho uma boa opinião da maioria das pessoas envolvidas”, adicionou, notando que eles o ajudaram no processo contra Craig Wright sobre a hospedagem do whitepaper no Bitcoin.org.

Dono do Bitcoin.org fala sobre risco de um hard fork
Questionado sobre o risco de um novo hard fork na rede, o dono do site Bitcoin.org afirma que isso está fora de questão.
“Só um novato tentaria fazer um hard fork do Bitcoin neste momento. Luke [Dashjr] já viu de tudo. De jeito nenhum ele tentaria algo tão estúpido. No momento em que alguém tenta fazer um hard fork do Bitcoin, essa pessoa se torna amaldiçoada e acaba desaparecendo na irrelevância. Como o Gavin [Andresen]”, disse Cobra.

Portanto, sua opinião é que o Bitcoin Core pode perder o posto de referência para o Knots caso a comunidade decida que este é o melhor caminho.
“O Knots não está criando um fork. Se a maioria dos nós estiver rodando o Knots, esse será o ponto de referência de como a comunicação na rede acontece de forma geral.”
Na semana passada, Dennis Porter, CEO do Satoshi Action Fund, destacou que 2/3 dos revisores foram contra a decisão de eliminar o limite do OP_RETURN. Como resposta, Erhardt apontou que somente Luke Dashjr era um nome relevante dentre os 56 que foram contra.
Antes disso, em maio, a desenvolvedora Gloria Zhao deletou seu X, antigo Twitter, devido a essa polêmica.
Na data, Adam Back comentou que “trabalhar em público inclui ouvir o feedback e as opiniões de usuários e pessoas da área técnica sobre o op_return. Alguns desenvolvedores (com exceção dos presentes) entraram no Twitter e basicamente insultaram a competência de todos para formar uma opinião. (Não é desenvolvedor? Suas opiniões não contam)”.
A frase de Back resume bem como a situação chegou a esse ponto.