Bitcoin derrete 30% na Coreia do Sul após presidente declarar lei marcial

Presidente Yoon Suk Yeol declarou lei marcial de emergência informando a população que há riscos de combate com a Coreia do Norte.

O atual presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou nesta terça-feira (3) uma nova lei marcial de emergência no país, afetando até o preço do bitcoin nas corretoras locais.

Ainda sem muitas informações oficiais, o presidente indicou que o principal partido de oposição, que detém maioria no parlamento, está ligado ao regime ditatorial da Coreia do Norte, de Kim Jong-un.

Rumores em redes sociais ainda apontam que o exército sul-coreano saiu nas ruas, impondo barreiras para a população protestar e até no parlamento. Com maioria da oposição, os legisladores votaram para acabar com a lei marcial após a repercussão global.

Preço do bitcoin cai na Upbit, maior corretora da Coreia do Sul, após nova lei marcial

A Upbit, maior corretora de bitcoin da Coreia do Sul e a quinta maior em volume no mundo, operou com grande volatilidade nesta terça-feira (3). O movimento anormal ocorreu em meio ao anúncio da aplicação da lei marcial no país em que opera.

Isso porque, o bitcoin operou com forte volatilidade, caindo de 130 milhões de Won sul-coreanos para 88,2 milhões em poucos minutos, uma queda de 32% que durou menos de 10 minutos, mas que já assustou muitos investidores.

Cotação do bitcoin em Won sul-coreano derreteu após presidente da Coreia do Sul declarar lei marcial no dia 3 de dezembro de 2024
Cotação do bitcoin em Won sul-coreano derreteu após presidente da Coreia do Sul declarar lei marcial no dia 3 de dezembro de 2024. Reprodução/UpBit.

Em outra grande corretora sul-coreana, a Bithumb, a cotação do bitcoin também operou em queda, embora não tão grande quanto a registrada na Upbit.

Preço do bitcoin cai na Bithumb também, após Coreia do Sul ter pedido de Lei Marcial
Preço do bitcoin cai na Bithumb também, após Coreia do Sul ter pedido de Lei Marcial/Reprodução.

Entenda como funciona a lei marcial na Coreia do Sul

A chamada lei marcial é um estado de emergência no qual as forças militares assumem temporariamente o controle de funções governamentais, civis e de segurança em uma nação, geralmente em resposta a crises graves como guerras, insurreições ou grandes desastres.

Sob a lei marcial, as liberdades civis podem ser restringidas, e as instituições civis, como o sistema judiciário, por exemplo, podem ser substituídas por tribunais militares.

Na Coreia do Sul, a lei marcial já foi usada historicamente em períodos de instabilidade política e militar, como durante a Guerra da Coreia e em momentos de forte repressão ao dissenso político nos regimes militares.

Atualmente, a aplicação de uma lei marcial está prevista na Constituição do país e pode ser declarada pelo presidente em situações que ameacem gravemente a segurança nacional ou a ordem pública.

No seu anúncio que levou temores no mercado financeiro nacional, o atual presidente sul-coreano disse que forças comunistas da Coreia do Norte estão infiltradas no país. Assim, a Lei Marcial seria necessária para remover as forças anti-estado, segundo informações da BBC News.

A população, que recebeu com surpresa a novidade, se aglomerou em frente ao parlamento e a situação segue em andamento durante a publicação desta matéria. O líder da oposição, Lee Jae-myung, Líder do Partido Democrático, publicou um vídeo em seu canal do YouTube condenando a prática, que chamou de golpe de estado.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias