Bitcoin desaba com desligamento de mineradoras chinesas e preocupações regulatórias

Os ursos podem começar a festejar.

Siga no

O Bitcoin despencou mais de 15% neste domingo (18), para cerca de US $ 51 mil, depois de ter alcançado um marco de US $ 64 mil na semana passada, fazendo deste o maior crash na história do Bitcoin em termos de valores, mas não em percentual, como acabamos de testemunhar a primeira vela vermelha por hora de US $ 10.000.

A queda começou por volta de meia noite, horário de Brasília, com alguns apontado o motivo como sendo algum tweet de notícias falsas que contém informações falsas.

Bitcoin queda 18 04 2021
Bitcoin queda 18 04 2021

De acordo com o texto, o Tesouro dos EUA multará várias instituições financeiras ainda não identificadas por lavagem de dinheiro usando criptomoedas.

Apesar da falta de informações específicas, esses rumores foram suficientes para provocar pânico entre os traders que há muito tempo aguardavam um motivo para uma correção.

“TESOURO DOS EUA COBRARÁ VÁRIAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS POR LAVAGEM DE DINHEIRO QUE USARAM CRIPTOMOEDAS”

 

O texto acima parece ser baseado em um anúncio do Departamento do Tesouro dos EUA sobre sanções a alguns hackers russos devido à interferência nas eleições americanas.

“A OFAC está identificando endereços de moeda digital usados ​​pela SES para atender pedidos de clientes a fim de ajudar instituições financeiras que compraram documentos de identidade fraudulentos.

Endereços de moeda digital SES conhecidos receberam mais de US $ 2,5 milhões em moedas digitais em mais de 26.900 transações de 2013 a março de 2021.”

Quer você concorde com isso ou não, isso é apenas alguém fazendo seu trabalho, então esses caras têm algum Bitcoin, em vez de apenas dólares ou rublos.

Resumindo, isso não tem praticamente nada a ver com o Bitcoin em si, mas existe um incidente na China que levou ao fechamento de fazendas de mineração.

Fechamento mineradoras na China

O fechamento massivo de fazendas de mineração na China levou a uma desaceleração na criação de blocos e a um aumento na fila de transações não confirmadas na mempool do Bitcoin.

As quedas de energia na província chinesa de Xinjiang, que levaram à perda de muitos mineradores, começaram na sexta-feira, mas esse efeito se manifestou plenamente mais tarde.

Queda de hashrate Bitcoin
Queda de hashrate Bitcoin

De acordo com as estatísticas da rede do Bitcoin, pouco mais de 100 blocos foram minerados no último dia, e na noite de sábado esse número caiu para menos de 90, em vez de uma média de 144 blocos por dia. Assim, o hashrate real do Bitcoin caiu em mais de um terço.

Como resultado da desaceleração da mineração, a mempool do Bitcoin (fila de transações não confirmadas) ficou com mais de 130 mil pagamentos não confirmados.

mempool bitcoin 18 04 2021
mempool bitcoin 18 04 2021

Esse tamanho de mempool é extremamente raro, apenas no caso de choques severos – por exemplo, ataques de spam na blockchain ou, como está agora, devido a um desligamento massivo de mineradores.

Eventos como esse, infelizmente, mostram a instabilidade do sistema de mineração atual em face das mudanças dramáticas nas taxas de hash e prejudicam a reputação do Bitcoin como um sistema de pagamento independente confiável.

Mas esta é apenas mais uma queda de hash para se juntar à longa lista de muitas dessas quedas.

Mas, o momento é impecável.

Turquia

Assim como a Turquia não conseguiu encontrar um momento melhor de banir os pagamentos com Bitcoin enquanto a moeda estava encostando em $ 65.000 e o Ethereum estava em US $ 2.500, também este incidente ocorre quando o mercado não estava muito certo se deveria cair ou apenas se segurar em US $ 60.000.

Em circunstâncias mais otimistas, o mercado poderia ter ignorado completamente a queda de hash porque é apenas temporária e não muda nada fundamentalmente, já que a rede continua funcionando exatamente como deveria.

Portanto, nossa resposta para o motivo da queda seria que o Bitcoin atingiu a resistência de US $ 65.000, então teve que testar o suporte, com os EUA, a China e a Turquia apenas jogando lenha na fogueira.

A grande questão agora é se esse suporte de US $ 52.000 realmente se manterá, se esse foi o fundo do poço, ou se a Índia vai aproveitar o momento para banir o Bitcoin como ela tem afirmado que vai fazer há meses.

Se isso acontecer, os ursos podem começar a festejar.

É útil, entretanto, não exuberar, como dizem alguns traders de Bitcoin, e isso vale tanto para ursos quanto para touros. O resto pode apenas curtir o show porque se trata de Bitcoin, com velas de $ 10.000 agora.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
TrustNodes
TrustNodeshttps://trustnodes.com
News on all things Blockchain, Ethereum, IoT, Fintech and Bitcoin.
Criptomoeda Ethereum preço

Taxas do Ethereum ultrapassam R$ 1.550

Fazer uma transação na rede Ethereum agora custa mais de US $ 300, cerca de R$ 1.564 - o motivo é que a rede...
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Token Shiba Inu prejudica Ethereum, diz especialista

O fenômeno das criptomoedas meme, como a Shiba Inu, por exemplo, atrapalha o funcionamento da rede Ethereum. A análise foi feita pelo especialista em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias