O preço do Bitcoin despencou em mais de US $ 13.000 (R$ 70.915) em cerca de um dia após alcançar seu recorde de mais de 58 mil dólares no domingo (21). O mercado de criptomoedas registrou uma queda superior a 20% na capitalização total nas últimas horas, quando o Bitcoin registrou sua mínima semanal de US $ 45.500 e o Ethereum caiu abaixo de US $ 1.500 pela primeira vez em semanas.
As corretoras registraram o maior pico de entrada logo após o recorde de preço no domingo, o que poderia ter impulsionado a queda.
A maioria das principais criptomoedas perderam mais de 20% de valor antes de se recuperar um pouco. A queda acentuada que começou na segunda (22) durante o horário asiático viu uma grande recuperação durante o horário de pico dos EUA.
Na manhã desta terça-feira (23), no entanto, novamente o mercado viu a forte queda do horário de pico das negociações na Ásia. O valor de liquidação atual está entre os mais altos já registrados na história.
A capitalização total do mercado de criptomoedas era de US $ 1,76 trilhão no domingo, mas caiu para cerca de US $ 1,46 trilhão agora, ou seja, US $ 300 bilhões de dólares foram varridos do mercado.
A queda dos preços das principais criptomoedas levou à liquidação de quase US $ 6 bilhões em posições alavancadas nas últimas 24 horas, dos quais US $ 1,15 bilhão em contratos futuros foram liquidados.
“O dia mais louco da história do Bitcoin nos mercados futuros”
Nas últimas 24 horas ocorreu o maior evento de liquidação do Bitcoin Futures. O agregador de dados de criptomoedas, Bybt classificou o evento como “o dia mais louco da história do Bitcoin Futures”. De acordo com o site, mais de 470.000 posições de traders foram liquidadas por um montante de US$ 4,4 bilhões em criptomoedas.
In the past 24 hours , 474,968 traders were liquidated. In total $4.4B was liquidated!This is the craziest day in #Bitcoin futures history.
👉https://t.co/Bw2cNNXnr9 pic.twitter.com/MdYnmyXNXX— Coinglass (@coinglass_com) February 23, 2021
A maioria dessas liquidações foram observada em posições de compras alavancadas, com muitos traders registrando suas perdas mais significativas desde o início da corrida de alta.
Deve-se notar, no entanto, que alguns traders relataram terem sido liquidados injustamente devido a certos “flash crashes” em algumas bolsas.
Peter Schiff ataca Elon Musk
Peter Schiff, o famoso fã do ouro e crítico do Bitcoin, foi rápido em atacar Elon Musk, cuja empresa Tesla recentemente comprou US $ 1,5 bilhão na moeda digital.
Schiff, que é um conhecido defensor do ouro, tem classificado o Bitcoin como uma bolha, mesmo quando a maioria das instituições começaram a investir dinheiro do tesouro na criptomoeda e, acima de tudo, o próprio filho de Schiff é um grande defensor do Bitcoin.
“Duas semanas depois que Elon Musk anunciou que gastou US $ 1,5 bilhão do dinheiro dos acionistas na compra de Bitcoin, as ações da Tesla entraram em um mercado de baixa, caindo 20% desde seu recorde de alta em 25 de janeiro e 16% desde a divulgação de comprar bitcoin. Não é um exemplo que outros CEOs provavelmente seguirão!”
Two weeks after @elonmusk announced that he spent $1.5 billion of shareholder money buying Bitcoin, #Tesla stock entered a bear market, plunging 20% from its all-time high set on Jan. 25th, and 16% since disclosing the #Bitcoin buy. Not an example other CEOs will likely follow!
— Peter Schiff (@PeterSchiff) February 22, 2021
Musk respondeu ao Twitter de Schiff com um emoji de uma beringela.
Schiff obviamente não gostou e revidou:
“Então você está basicamente me chamando de idiota. Devo ter atingido um nervo com aquele Tweet. Para alguém com o seu intelecto, eu teria esperado uma resposta mais cuidadosa, não algo que alguém ouviria em um playground. Isso significa que nossa conversa no clube não está acontecendo?”
🍆
— Elon Musk (@elonmusk) February 23, 2021
Enquanto isso, Nouriel Roubini, outro conhecido critico das criptomoedas e professor de economia da Universidade de Nova York, retweetou alegremente um artigo da CNBC que cita algumas de suas previsões nas últimas semanas.
No artigo ele alertava sobre uma possível bolha tanto no Bitcoin quanto nas ações de tecnologia.
Bitcoin and U.S. tech stocks are the biggest market bubbles right now, investors say https://t.co/lzqNfdE6Kz
— Nouriel Roubini (@Nouriel) February 22, 2021
No momento a comunidade de criptomoedas parece dividida, com alguns classificando a queda como uma correção natural, e outros desesperados.
Enquanto alguns estão chateados com a perda do mercado, outros estão contentes e aproveitando a baixa para comprar mais ou pela primeira vez.
Ninguém sabe, contudo, para onde o mercado vai.