O Banco Central de Portugal trocou de presidente nesta segunda, colocando na frente do cargo um velho conhecido da população. Ao assumir a presidência do Banco de Portugal, Mário Centeno já afirmou que o Bitcoin é um desafio para o país.
A posse de Centeno nesta segunda (20), foi acompanhada pelos principais presidentes de bancos do país, como Santander, Novo Banco, entre outros. Além disso, presidentes de autarquias do sistema financeiro português, como a CVMV e ASF, estavam no local.
Essa chegada de Mário Centeno na cadeira de governador do Banco de Portugal foi conturbada, com algumas disputas até com deputados. Contudo, a frente do BC de Portugal, Centeno reafirmou seu compromisso com Portugal, o Euro, e uma política forte para sair da crise.
Em posse, novo governador do Banco de Portugal já coloca Bitcoin como desafio de seu mandato
O mundo atravessa um momento de grandes desafios, como a pandemia do novo coronavírus, por exemplo. Além disso, com a pandemia, problemas econômicos atingem os países, abalados por desempregos e baixas expectativas.
No apoio de governos, os bancos centrais tentam fazer suas partes, na condução da política monetária. Com mudanças no alto escalão, o Banco Central de Portugal, que é comandado por um governador, alterou o mandatário nessa segunda.
De acordo com o evento público nesta segunda (assista ao final), o novo governador é Mário Centeno. Antigo ministro das finanças em Portugal, Mário possuí doutorado na Universidade de Harvard e pelo menos 25 anos de experiência na área.
No mandato do novo governador, foram destacados quatro desafios, que deverão ser perseguidos nos próximos anos:
- “Assegurar uma supervisão eficiente e exigente, proactiva, que, criando confiança, crie valor, num mundo em que a transição digital tem alterado profundamente a prestação de serviços financeiros;
- Participar e influenciar a política monetária europeia, em prol do crescimento da área do euro, inclusivo e estável, num contexto de taxas de juros baixas e em que as medidas de política monetária não convencionais têm um papel reforçado;
- Definir uma política macroprudencial que assegure a estabilidade do sistema financeiro e não permita a acumulação de riscos sistémicos, que ponham em causa a estabilidade do sistema e o financiamento eficiente da economia;
- Credibilizar as estratégias, os mecanismos e o processo de resolução bancária, assegurando a estabilidade financeira e protegendo o erário público.”
Segundo informações do Economia Online, o Banco de Portugal vê como desafio superar o Bitcoin e as fintechs. Dessa forma, a autarquia deverá buscar avanços no desenvolvimento digital.
Defensor do Euro e aberto ao diálogo, Centeno acredita que sua experiência irá ajudar Portugal
Ao se apresentar para o público, Mário Centeno expressou elogios ao Euro (EUR), moeda do continente europeu. Afirmando acreditar no potencial global da moeda do bloco, Centeno afirmou que será um de seus principais defensores.
Acredito no papel internacional que o Euro pode desempenhar enquanto instrumento da política europeia. Continuarei, por isso, a ser o seu maior defensor.
Além disso, deixa claro que tornará o Banco de Portugal aberto ao diálogo, abrindo as portas da instituição. Como foi presidente do Eurogrupo, Mário poderá ajudar Portugal a encontrar mais espaço dentro do Banco Central Europeu (BCE).
O País precisa, como nunca, de instituições fortes e renovadas e de lideranças capazes de enfrentar os desafios que se nos põem com determinação, num contexto europeu e mundial competitivo.
Confira a cerimônia de posse de Mário Centeno no Banco de Portugal, na íntegra, abaixo: