Banco Central Europeu (BCE) emitiu uma nova crítica sobre o Bitcoin, negando que vá comprar a moeda digital como reserva de valor. Nos últimos anos, o bitcoin se tornou referência entre investidores quando se pensa na questão de proteção contra a inflação da moeda fiduciária.
Dessa forma, o Bitcoin já foi comparado em inúmeras vezes com o ouro em relação à proteção de patrimônio de longo prazo.
É importante destacar que o bitcoin foi criado durante a crise mundial de 2008, que afetou o mercado imobiliário dos Estados Unidos e consequentemente outros países.
Banco Central Europeu julga que Bitcoin é muito volátil e não tem característica de reserva de valor
Muitas empresas compraram Bitcoin como reserva de valor principalmente em 2021 e acabaram despertando uma curiosidade para essa característica de proteção da moeda digital. A Tesla, por exemplo, empresa de Elon Musk, comprou milhões em bitcoin para sua reserva e mantém esse patrimônio em sua contabilidade desde então.
Mas ver governos comprar Bitcoin como reserva de valor ainda não é tão comum quanto ver empresas. Talvez o primeiro a efetuar esse movimento tenha sido El Salvador, que colocou o Bitcoin com o status de moeda de curso legal, mas outros países seguem desconfiados com a prática.
E nos últimos dias um usuário do Twitter sugeriu ao banco central europeu comprar Bitcoin como reserva de valor e questionou quando isso será feito. O BCE foi um dos que mais imprimiram moeda fiduciária para conter a recente crise e há rumores de especialistas que sua moeda, o Euro, pode entrar em colapso em breve.
O perfil oficial da autoridade monetária da Europa reagiu à pergunta do internauta afirmando que não irá comprar Bitcoin, pois, não vê a moeda como reserva de valor.
🇪🇺@Isabel_Schnabel: Bitcoin is a speculative asset. The high volatility of its price makes it unsuitable as a store of value. #AskECB https://t.co/FZNANvB23T
— European Central Bank (@ecb) February 9, 2022
Na resposta assinada por Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE, o banco central europeu disse que o Bitcoin é apenas um ativo especulativo e altamente volátil reafirmando que não vê esse como uma moeda.
“Bitcoin é um ativo especulativo. A alta volatilidade de seu preço o torna inadequado como reserva de valor.”
Bitcoin é realmente uma reserva de valor?
Quando o Bitcoin foi criado em meio à crise de 2008 uma das principais motivações de seu criador Satoshi Nakamoto foi justamente criar um sistema monetário financeiro independente de governos e empresas.
E para alcançar o status de moeda o Bitcoin necessariamente precisa ser uma reserva de valor, unidade contábil e meio de troca.
Como é uma tecnologia criada há pouco mais de 13 anos, continua sendo testada pela população mundial em todos esses requisitos e El Salvador pode ser a primeira prova de que o bitcoin é uma boa moeda.
Isso porque independente do seu preço de mercado volátil ele permite transações pela internet de qualquer lugar do mundo e em instantes assim como transações em comércios.
Então dizer que o Bitcoin já é uma reserva de valor é um fato para populações pobres e que não tem moedas fortes, visto que ele certamente é uma válvula de escape acessível e com alta liquidez, ainda que isso possa ser prematuro na visão de muitos países desenvolvidos e que não entendem a tecnologia.