Morgan Stanley, banco de investimento com 5,4 trilhões de dólares sob gerência, afirmou que, graças a lightning network, o Bitcoin é mais prático do que cartão de débito para pequenos pagamentos. A afirmação do banco foi relatada pelo CoinDesk.
Outro ponto destacado foi a entrada de marcas no metaverso, principalmente para fazer marketing. Contudo, tais empresas podem estar mais inclinadas a aceitar pagamentos em criptomoedas no futuro graças a familiarização com o setor.
Voltando a lightning network, tudo aponta que este ano será marcado por avanços em sua adoção e uso. Um dos principais indicadores disso é o uso desta solução pela exchange Kraken, surpreendida pelos números, o que pode fazer com que outras também implementem a LN em suas plataformas.
A evolução do Bitcoin, segundo o Morgan Stanley
Embora sua primeira camada continue sem grandes mudanças, suportanto poucas transações por segundo em troca de manter sua segurança, soluções de segunda camada como a lightning network são a principal evolução do Bitcoin nos últimos anos.
Através dela, usuários podem realizar transações de Bitcoin pagando taxas próximas a zero e com confirmação instantânea. Desta forma, o Morgan Stanley afirma que isso pode ter grande impacto na adoção, visto que há uma “evolução do uso do Bitcoin como meio de pagamento”.
Um dos motivos para esta afirmação é a parceria da Strike com outras empresas de pagamento, anunciada durante a conferência Bitcoin 2022. Devido a isso, um grande número de negócios, como lojas e restaurantes, aceitará nos EUA. Portanto, este é um grande passo da migração do Bitcoin, do mundo digital para o físico.
Por fim, o Morgan Stanley também destaca que diversas empresas estão usando o metaverso, principalmente para marketing. Com isso, tais empresas podem estar mais abertas a aceitar criptomoedas como pagamento, afirma o banco.
Lightning Network está ganhando popularidade
Um bom exemplo da demanda por meios de envios mais rápidos e baratos de Bitcoin é a integração da lightning network pela exchange Kraken.
Quase três semanas depois, a exchange já movimentou 2.500 BTC (R$ 490 milhões) em depósitos e saques através da LN. Além disso, seu node já é o quinto maior em capacidade, seguindo dois nodes da exchange Bitfinex.
Portanto, tudo aponta que este será o ano em que a lightning network se tornará um padrão da indústria, caso outras exchanges sigam este comportamento. Com isso, muitas criptomoedas alternativas, focadas em escalabilidade, podem perder o seu brilho.