Bitcoin é mais verde que qualquer país ou indústria, diz relatório da BP

O relatório conclui que 56% do consumo de energia do bitcoin globalmente é sustentável.

Siga no
Bitcoin Verde. Imagem: Shutter Stock
Bitcoin Verde. Imagem: Shutter Stock

Bitcoin é mais verde que qualquer país ou empresa, de acordo com uma pesquisa da BP, que avaliou dados globais de consumo de energia e, apesar de analisar dados de apenas 32% dos mineradores de bitcoin, descobriu que 67% deles usam energia sustentável.

Os EUA usam apenas 30% de energia sustentável, a China é o maior poluidor do mundo e, de longe, de acordo com esta pesquisa, usa apenas 14,4% de energia sustentável, enquanto consome a maior parte, sendo responsável por 39.361 TW/h, ficando os EUA em segundo lugar, com 26.291 TW/h do consumo global que é 162.184 TW/h.

Consumo Energia mundo
Consumo Energia mundo

Energia sustentável é definida como eletricidade produzida a partir de geração hídrica, eólica, solar, nuclear, geotérmica e baseada em carbono com créditos líquidos de carbono.

Extrapolando para toda a rede com base nos 32% mineradores analisados, o relatório conclui que 56% do consumo de energia do bitcoin globalmente é sustentável.

“Se você é um ativista ESG, o Bitcoin é a indústria mais amigável ao ESG do mundo”, disse Michael Saylor, da Microstrategy.

Bitcoin vs Países energia verde
Bitcoin vs Países energia verde

Os dados podem ser criticados, no entanto, por serem potencialmente seletivos, na medida em que os mineradores que responderam são justamente os que optaram por participar do Conselho de Mineração de Bitcoin (BMC), que visa aumentar o uso de energia verde na mineração da moeda digital.

Apesar disso, a BP tem mais de cem anos de existência, realizando descobertas significativas ao longo de sua história, começando como uma empresa local de petróleo e gás natural para se tornar um grupo global de energia.

O Grupo BP está presente em mais de 70 países, empregando cerca de 70 mil pessoas, é uma das líderes mundiais em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural.

A pesquisa da empresa é a primeira do tipo a detalhar o mix de energia do bitcoin, mostrando que o uso de energia verde aumentou de 36,8% no primeiro trimestre para 56% agora.

Uma grande parte disso pode ser por causa do fechamento das mineradoras chinesas. Não necessariamente porque elas não usaram energia limpa com a maioria preferindo hidrelétrica, mas porque a combinação de energia desconhecida se contraiu à medida que o hashrate global diminuiu.

Se isso faz alguma diferença para a Tesla, que levantou a questão para justificar a suspensão da aceitação de bitcoins para pagamentos, não está claro.

Mas mostra que a indústria de mineração de bitcoin está levando o assunto muito a sério e, embora se possa examinar os dados, em uma comparação maçã com maçã, seria de se esperar que a indústria de bitcoin fosse mais limpa porque gerar sua própria energia é a maneira mais econômica para minerar em grande escala.

Uma pequena estação hidrelétrica ou mesmo uma fazenda solar é geralmente a maneira mais econômica e rápida de fazer isso. O objetivo dos mineradores de ter mais lucros está direcionando esta nova indústria para a energia verde, mas agora também a intenção geral de manter um ambiente limpo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
TrustNodeshttps://trustnodes.com
News on all things Blockchain, Ethereum, IoT, Fintech and Bitcoin.

Dotz vai permitir que clientes troquem pontos por bitcoin

A Dotz, uma das principais gestoras de pontos de fidelidade do Brasil, com uma grande quantidade clientes, pode ser mais uma forma de aproximar...
Claudio Oliveira. "Rei do Bitcoin"

‘Rei do Bitcoin’ e mais oito pessoas são indiciadas por fraude bilionária

O "Rei do Bitcoin", Cláudio Oliveira, fundador do Bitcoin Banco, e mais oito pessoas foram indiciadas em seis crimes que causaram um prejuízo bilionário...

Ethereum vai ultrapassar o Bitcoin, diz CEO da Pantera Capital

O Ethereum está prestes a passar por uma de suas mais importantes atualizações, o hard fork London, em preparação para o Ethereum 2.0. Essa...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias