Dados revelam que o número de usuários atuais de Bitcoin é aproximadamente o mesmo que a rede mundial de computadores tinha 20 anos atrás – em 1997, quando a Internet estava em seus estágios iniciais.
Os dados não são novos, no início de 2021 o especialista Willy Woo já havia publicado um estudo revelando a informação de que a adoção do Bitcoin está se expandindo muito mais rápido do que a própria Internet.
Assim, de acordo com as expectativas, é provável que o Bitcoin tenha um bilhão de usuários nos próximos quatro anos, o que a Internet tinha em 2005.
O perfil do Twitter Documenting Bitcoin postou os dados mais recentes comparando o número de usuários de Bitcoin com aos usuários da Internet. O gráfico revela que a base de usuários de todas as criptomoedas aumentou quase 190% entre 2018 e 2020.
#Bitcoin now has roughly the same amount of users as the Internet had in 1997. pic.twitter.com/dCCNQQaCMe
— Documenting Bitcoin 📄 (@DocumentingBTC) June 19, 2021
Estamos no início
Embora ambos os números sejam estimativas, o cálculo é válido. 1997 foi quando os usuários da Internet ultrapassaram o limite vital de 120 milhões.
Assim, as estimativas publicadas em 2021 sugerem que o número de usuários que possuem Bitcoin ultrapassou a marca de 130 milhões. No entanto, os números exatos de usuários de Bitcoin não estão disponíveis.
Muitos sinais sugerem que o ímpeto da adoção das criptomoedas está se acelerando em um ritmo maior do que o previsto anteriormente nos últimos doze meses. Como resultado, instituições, corporações, governos e indivíduos estão participando da infraestrutura das moedas digitais.
Outros analistas relataram que o Bitcoin está em uma fase inicial de adoção, com crescimento maciço esperado para ocorrer nos próximos anos.
Em agosto passado, Tyler Winklevoss, cofundador e CEO da corretora Gemini, disse que ainda é muito cedo para o Bitcoin.
People ask me all the time if it's too late to buy #Bitcoin. I tell them that it's the bottom of the first inning and that one day they'll look back and understand just how early it is.
— Tyler Winklevoss (@tyler) August 11, 2020
Isso significa que embora o Bitcoin já exista por mais de uma década e tenha se tornado um dos maiores ativos por valor de mercado, os dados reafirmam a narrativa de que a moeda digital ainda está no início de sua fase de adoção.
No entanto, ela se expande rapidamente à medida que o número de usuários na rede aumenta. Embora a base de usuários, a atividade de rede e o preço do ativo tenham se multiplicado muitas vezes desde 2010, a narrativa principal no mercado é que você que está lendo este texto em 2021 ainda está “muito adiantado”.
De uma perspectiva de valor, a capitalização de mercado do Bitcoin de mais de US $ 700 bilhões ainda está muito atrás das empresas mais valiosas do mundo e está ainda mais atrás do ouro, ações monetárias M2 ou imóveis de nível institucional global.
Em outras palavras, estamos apenas no início. Aproveite.