O Bitcoin é uma moeda digital criada para transações pela web. Entretanto, um vendedor do Ebay colocou um anúncio de venda de um Bitcoin físico, pelo simples preço de U$ 99 mil.
Certamente, antes do caso “viralizar” como uma fraude, cabe o destaque que o preço pelo produto tem uma explicação. Isso porque o item é raro, e atualmente é um artefato de colecionador.
Bitcoin físico a venda por U$ 99 mil no Ebay não é uma fraude
O preço do Bitcoin hoje, o digital e “real”, é de cerca de U$ 11 mil por unidade. Com isso, chama atenção para o Bitcoin físico, “irreal”, estar a venda por 9 vezes mais do que o valor.
O Bitcoin físico foi criado em meados de 2011, com o material latão da Casascius, e era para ser um item colecionável. Entretanto, a produção parou em 2013, tendo sido retomada em 2018, de acordo com o BitcoinOnAir.
Com isso, o ousado vendedor deu um preço surreal ao seu “Bitcoin”, sendo U$ 99 mil o valor esperado pela venda. Cabe o destaque que o BTC nunca chegou a valer mais de U$ 20 mil no criptomercado, sendo este o valor máximo já cotado em corretoras.
No dia 06 de julho, de acordo com a página do Ebay, o anúncio foi terminado. De acordo com o website de vendas “O anúncio foi terminado pelo vendedor porque o item não está mais disponível”. Logo, a venda pode ter sido cancelada ou mesmo concretizada.
Preços surreais de Bitcoin pelo mundo
No Zimbábue o Bitcoin chegou a valer em julho de 2019, cerca de 290 mil reais. Certamente, a inflação monetária do país elevou os preços da criptomoeda, principalmente quando esta teve uma maior busca pela população.
Na Venezuela os preços do Bitcoin também são absurdos, sendo necessários milhões para se comprar uma fração. De acordo com o LocalBitcoins Venezuela, no dia 06 de julho de 2019, 160 mil bolívares venezuelanos compram cerca de 0,0018 BTC. Para comprar a mesma quantidade de Bitcoin com reais, uma pessoa precisaria de apenas R$ 85. Cabe o destaque que neste país o descontrole inflacionário tem castigado a população.
Finalmente, alguns casos dos preços surreais do Bitcoin são devidos a alta taxa de inflação em países de moedas fracas. Outros, entretanto, são apenas de itens de colecionadores. Além disso, de acordo com expectativas de analistas, o BTC pode chegar a valer U$ 100 mil. Seria esse mais um caso de preço surreal da moeda, ou uma realidade em breve?