O Bitcoin está formando uma ‘cruz da morte‘ em seu gráfico de preço. Em teoria, isso significa que a criptomoeda pode passar por uma grande queda, afinal o padrão técnico sinaliza uma maior pressão vendedora.
No entanto, dados históricos mostram que o oposto aconteceu nas últimas três vezes. Isso porque uma ‘cruz dourada’ foi formada logo na sequência, dando continuação ao mercado de alta.
Cruz da morte pode ser uma armadilha para os ursos do Bitcoin?
A cruz da morte acontece quando a média móvel de 50 dias cai para baixo da média móvel de 200 dias. Em suma, isso sinaliza que o mercado está dominado por vendedores.
No entanto, o padrão também pode ser uma armadilha para os ursos.
Isso porque das últimas três vezes que o padrão foi formado no Bitcoin, a criptomoeda rapidamente inverteu sua tendência para alta.
Como observado no gráfico abaixo, o Bitcoin subiu 196% após sua cruz da morte de setembro de 2023, 79% na cruz de agosto de 2024 e 64% na cruz de abril de 2025.

Nas redes sociais, Guilherme Rennó, fundador do Criptomaniacos, destacou que as cruzes passadas marcaram justamente o fim do mercado de baixa.
“Coincidência ou não, #bitcoin está fazendo novo fundo no exato momento da CRUZ DA MORTE (linha 🟢 pra baixo da 🔴). Devem cruzar amanhã”, escreveu Rennó.
“Isso representou o fim da queda nos 3 cruzamentos anteriores deste ciclo.”
Coincidência ou não, #bitcoin está fazendo novo fundo no exato momento da CRUZ DA MORTE (linha 🟢 pra baixo da 🔴). Devem cruzar amanhã.
Isso representou o fim da queda nos 3 cruzamentos anteriores deste ciclo 👀 pic.twitter.com/cpl1VBVxbY
— Guilherme Rennó (@RennoGuil) November 14, 2025
Nos comentários, Rennó também disse aproveitar os momentos de choro da maioria dos investidores para fazer novos aportes. “No longo prazo são as melhores entradas”, comentou.
Cruz da morte pode realmente marcar o início de um grande mercado de baixa
Apesar do bom histórico as últimas três cruzes da morte, nem todos concordam que a próxima será benéfica para o Bitcoin.
Como exemplo, o perfil Ted Pillows destaca que esse padrão marcou o início dos três grandes mercados de baixa de 2014, 2017 e 2021.
“Os últimos 3 mercados de baixa do BTC começaram com uma cruz da morte. O Bitcoin está prestes a ter outra cruz da morte muito em breve”, escreveu Pillows.
“Será que desta vez será diferente?”
