O ano de 2018 está quase acabando, e o Bitcoin continua perdendo valor – arrastando todo o mercado de criptomoedas para baixo. Está ficando cada vez menos provável que ocorra uma reversão antes do final do ano.
A semana começou com uma queda acentuada que já vem assombrando o mercado desde quarta-feira da semana passada, quando o Bitcoin caiu de US $ 6.300 para US $ 5.600 em poucas horas.
Hoje, o Bitcoin (BTC) perdeu mais US $ 700, valendo agora um pouco mais que US $ 5.000 no momento em que escrevo – batendo um novo recorde de desvalorização.
Como é de se esperar, o mercado de altcoins também está sofrendo, a maioria das criptomoedas alternativas voltando a ter perdas de dois dígitos. Ethereum (ETH), EOS (EOS), Stellar Lumens (XLM) e Litecoin (LTC) perderam entre 10% e 12% no dia. Ripple (XRP) está sendo a única das dez primeiras criptomoedas a resistir à tempestade – seu preço caiu para US $ 0,48, perdendo quase 7%.
Muitos investidores e entusiastas de criptomoedas esperavam por um “Natal Cripto” onde o Bitcoin e outros ativos digitais ganhassem valor durante os meses de novembro e dezembro.
Em vez disso, os investidores estão tendo que se concentrar em agir com cautela em meio à extrema volatilidade do mercado, e considerar os resultados potenciais, tanto em alta quanto em baixa – esperando pelo melhor e se preparando para o pior.
Bitcoin: Cenário positivo
Olhando para o Bitcoin de um ponto de vista puramente técnico, podemos tentar prever o movimento de preços de curto prazo e o potencial de baixa para o mercado.
O gráfico semanal da Coinbase parece apresentar uma oportunidade para os touros. O Bitcoin está um pouco acima de US $ 5.000, um nível que parece ter forte suporte tanto como uma muleta psicológica quanto como o fundo de um padrão de triângulo descendente de 11 meses.
Mas enquanto eu escrevia este artigo o suporte de US $ 5.000 foi rompido, então não adianta olhar pro cenário positivo, as coisas estão realmente negativas.
Bitcoin: Cenário Negativo
O gráfico semanal do Bitcoin apresenta um caso possível para uma extensão do segundo “inverno” do preço, no qual o mercado passa por outra queda no início de 2019 e o preço cai abaixo do suporte de $ 5.000 (já caiu) e ruma diretamente para o próximo suporte que é de US $ 4.400 e depois US $ 3.600.
Se chegar lá, o preço do Bitcoin terá corrigido 81% por cento do seu maior valor e invalidaria os ganhos obtidos durante a corrida que aconteceu no fim de 2017.
No último “inverno”, o Bitcoin acabou perdendo quase 90% dos ganhos obtidos com sua alta histórica que era de US $ 1.140 no final de 2013, antes de concluir a correção em US $ 200.
Se o cenário se repetir, o Bitcoin pode acabar caindo para até US $ 2.100 antes que qualquer tipo de reversão possa acontecer.