Em 2021, Jack Dorsey abandonava o cargo de CEO de sua empresa, o Twitter, para focar no Bitcoin. Quase três anos depois, o executivo está ainda mais otimista em relação à criptomoeda.
Isso porque Dorsey afirmou que o Bitcoin pode “substituir o dólar”. De qualquer forma, notou que esse processo será gradual, podendo levar décadas até que aconteça.
Com cerca de 50 minutos de duração, o tema de sua palestra era “permissão”, ou como o próprio Dorsey descreveu: “tudo aquilo que você precisa pedir permissão na vida” e como a tecnologia pode eliminar esse problema.
Preço do Bitcoin continuará subindo, diz Jack Dorsey
Desde que abandonou o Twitter, Jack Dorsey tem se dedicado a outra empresa criada por ele, a Block. Dentre seus principais produtos e serviços estão o Cash App, Tidal e outros ligados ao desenvolvimento e adoção do Bitcoin.
Vestindo uma camisa onde o nome da banda Nirvana foi substituído por “Satoshi”, Dorsey mostrou estar entusiasmado sobre o futuro do BTC, destacando que a tendência é que seu preço continue subindo devido à sua escassez.
“Em vez de inflacionar a moeda, o que é um imposto invisível que torna todo o seu dinheiro cada vez menos valioso, você tem uma moeda deflacionária”, disse Dorsey sobre o Bitcoin. “À medida que você mantém bitcoins, seu valor aumenta em vez de diminuir. E isso só acontece devido a essa limitação de 21 milhões de moedas.”
“Há variações ao longo do tempo, mas se você observar os quase 15 anos de sua existência, desde 2009, verá que o valor só aumenta, e isso continuará.”
Em maio, Dorsey afirmou que o Bitcoin ultrapassará a faixa de US$ 1 milhão até 2030. Ou seja, seria uma valorização de 18 vezes em relação ao preço atual de US$ 56.000 em seis anos. Conforme o BTC já teve saltos desse tamanho no passado, é possível que se repita.
Jack Dorsey acredita que Bitcoin pode substituir o dólar
Continuando sua fala, Dorsey também notou que o Bitcoin tem potencial para substituir o dólar americano como moeda. No entanto, destacou que isso pode levar bastante tempo para acontecer.
Como exemplo do início dessa adoção, o bilionário cita que as pessoas não precisam de nenhuma permissão para enviar dinheiro para seus parentes que vivem em outros países ao usar o Bitcoin.
“Vai levar algum tempo”, disse Dorsey. “Não serão apenas 10 anos, pode ser 15, mas gradualmente as pessoas estão percebendo o valor deste sistema, porque é tão poderoso e por que poderia potencialmente complementar ou substituir o dólar americano, que domina tudo e atualmente está sendo desafiado pelo yuan chinês.”
“São duas entidades que controlam seu dinheiro, controlam o valor do seu dinheiro, e você não as elege.”
Seguindo, Dorsey também falou bastante sobre liberdade de expressão, citando as redes sociais Nostr e Blue Sky como exemplos do que a comunidade está buscando. Finalizando, também respondeu a perguntas da plateia.
O vídeo completo pode ser assistido abaixo.