Alegações de pré-mineração – a mineração ou a criação de criptomoedas antes do lançamento ao público – derrubaram o preço do Bitcoin Private (BTCP), um fork/merge do Bitcoin e da ZClassic. A equipe disse à comunidade que eles estão “investigando”.
O fornecimento inicial do Bitcoin Private foi determinado como a soma da oferta do Bitcoin (na época 16,8 milhões), e ZClassic (3,4 milhões) e um pequeno programa de mineração de 62.500 unidades, que o levou a cerca de 20,4 milhões.
No entanto, um adicional de 2,04 milhões de moedas BTCP de alguma forma apareceu – provavelmente o resultado de uma operação de pré-mineração – e, 300.000 BTCP foram aparentemente movidos para as corretoras. O problema decorre do fato de que o BTCP não teve adoção suficiente, portanto, essas 300.000 unidades são problemáticas, pois representam 10% de todo o BTCP em circulação.
Em um estudo da Coinmetrics, uma empresa de análise de criptomoedas, pode ser visto que tanto o white paper do BTCP quanto as estatísticas de suas moedas originais, Bitcoin e ZClassic, chegam a um número de 20,4 milhões de BTCP no momento do lançamento. Mesmo depois de considerar a recompensa da mineração e a quantidade de blocos extraídos até agora, com um pouco de conhecimento técnico, a equipe pôde determinar que há mais moedas em circulação do que deveria.
“A mainnet da Bitcoin Private foi lançada em março de 2018, o que significa que a capitalização de 21M foi quebrada”, segundo a Coinmetrics.
No total, foram criadas 2,04 milhões de BTCP que não foram declarados no whitepaper e não deveriam ter existido de forma alguma. A equipe de desenvolvedores alegou que não havia pré-mineração no Bitcoin Private, e o próprio block explorer do Bitcoin Private não mostra nenhum sinal desses fundos adicionais. A conta oficial do Twitter da equipe do Bitcoin Private escreveu hoje: “Estamos cientes das recentes alegações ‘premine’ e estamos investigando isso. Vamos deixar a comunidade saber mais quando tivermos todos os detalhes.”
We are aware of the recent “premine” allegations and are looking into it. We will let the community know more once we have all the details.
— Bitcoin Private [BTCP] (@bitcoinprivate) December 24, 2018
A comunidade está culpando a equipe, referenciando alegações de fraude que surgiram em maio deste ano, onde um post no Medium de um dos fundadores – Rhett Creighton – mostrou várias conversas em equipe cheias de práticas duvidosas e alegando uma “fraude muito maior”.
“Tantas coisas obscuras aconteceram desde o início do BTCP. São projetos como esse que são ruins para as criptomoedas”, escreveu o usuário do Twitter @sawinc24.
O Bitcoin Private caiu quase 22% nas últimas 24 horas, e sua queda começou após a publicação da análise da Coinmetrics – antes disso, a moeda tinha um período relativamente estável, com uma redução de apenas 4% em relação a semana passada.