O preço do bitcoin em Dólar registrou no último domingo (25) o seu menor fechamento semanal desde novembro de 2020, mostrando uma pressão de curto prazo para os traders da moeda.
As negociações em corretoras de bitcoin não costumam ser encerradas, funcionando todos os dias e ininterruptamente. Apesar disso, a comunidade adotou o padrão de que todos os dias a cotação do bitcoin “fecha”, sendo este horário de 00:00 UTC, ou às 21 horas do Horário de Brasília.
Além disso, todos os domingos 21 horas os traders observam o fechamento do candle semanal, que para quem negocia no Swing Trade, por exemplo, pode revelar informações sobre o mercado.
Bitcoin registra menor fechamento semanal dos últimos meses
Desde 2020, o preço do bitcoin passou por diferentes movimentos em seu preço em relação ao Dólar, seja de altas consecutivas, ou baixas assustadoras.
Isso porque, em novembro de 2020 o preço da moeda oscilava para cima se preparando para romper os US$ 20 mil em dezembro, com um movimento que não parou mais e alcançou mais de US$ 60 mil em abril de 2021.
A situação agora é totalmente contrária, visto que após altas históricas do bitcoin, as quedas tem sido seguidas por mínimos cada vez menores.
Ao se observar os 10 menores fechamentos semanais desde novembro de 2020, é possível observar que a cotação em Dólar do Bitcoin retornou para os níveis de dois anos atrás. No último domingo (26), por exemplo, foi registrado o menor fechamento semanal de 2022.
Isso indica que no semanal o bitcoin está mostrando sinais de que recua muito, e caminha para um fechamento do mês em queda.
Medo extremo do mercado em setembro
Em situações de queda na cotação do mercado, é comum que os investidores recuem para analisar os próximos movimentos.
E um dos indicadores que capta esse “medo do bitcoin” é o Fear & Greed Index, que registra nesta segunda-feira (26) um medo extremo. Com a nota do índice em 21, ele registra o menor valor da última semana e do último mês.
Ainda que o mercado esteja com medo, o próprio indicador fala que esses momentos podem ser de boas oportunidades para compradores de longo prazo.
Contudo, é importante gerenciar os riscos de uma entrada no momento da queda do mercado para “não pegar a faca caindo” e assumir um prejuízo indesejado.