“Bitcoin será destruído com a regulamentação governamental”, diz professor de Harvard

"Em uma década o Bitcoin vai valer US $ 100 e não US$ 100 mil", disse professor que é considerado um dos maiores economistas do mundo.

A previsão para o preço futuro do Bitcoin é algo muito comum no criptomercado, alguns acreditam que, até o fim deste ano, teremos o preço da moeda a US $ 100 mil, como é o caso do famoso Stock-2-Flow do analista PlanB. Mas para um professor de Harvard, isso está totalmente errado e que na verdade a moeda não vai valer mais do que US $ 100 dólares na próxima década.

Kenneth Rogoff disse em entrevista à Bloomberg que o Bitcoin é uma bolha que vai estourar assim que o governo decidir regular o ativo digital. Além de ser professor em Harvard ele também já foi o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Rogoff demonstrou ter uma opinião bem contrária à ideia do Bitcoin, dizendo que o ativo não tem nenhum valor ou nenhum uso fora da especulação e que, por isso, o seu valor é nada mais do que uma bolha que logo vai estourar.

“Bom, eu certamente acredito que é algo especulativo. Eu sempre fui um cético do Bitcoin e certamente o preço subiu, mas há uma questão de saber qual é o uso [da moeda]. O Bitcoin só é valioso porque as pessoas pensam que é valioso? Isso é uma bolha que vai estourar.”

Kenneth Rogoff, professor economista e professor de Harvard. Fonte: Twitter

Muito além da falta de um caso de uso a possibilidade da moeda não ter valor intrínseco, para Rogoff o Bitcoin sofrerá com o controle do governo e com a regulamentação, que “derrubarão” o preço do ativo digital.

“Eu acho que os governos não vão permitir transações pseudoanônimas em uma larga escala. A regulamentação vai chegar, o governo vai vencer. Não importa qual é a tecnologia. Eu acho que no longo prazo, se o Bitcoin não ganhar um uso, a bolha vai estourar. Basicamente, se você subtrair a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal, seus usos reais como medida de transação são poucos.”

O governo realmente pode vencer o Bitcoin?

Aqui vale mencionar que Rogoff vai muito além de apenas um economista, ele é um ex membro importante do FMI e está entre o top 10 na lista de maiores economistas do mundo feita pela RePec. De forma simples, quer dizer que ele pode saber o que está falando, pelo menos em parte.

O principal uso do Bitcoin atualmente, além de ser uma reserva de valor resiliente, é o uso como instrumento de investimento. Talvez o mais democrático inventado na última década. Enquanto Rogoff pode estar errado quanto a verdadeira utilidade do Bitcoin, ele possui um ponto importante ao questionar se os governos vão deixar a moeda continuar prosperando.

Até o momento o Bitcoin se mostrou uma arma poderosa contra o controle governamental. Nenhum governo conseguiu prosperar na tentativa de proibir ou impedir o uso da moeda de forma efetiva. Muitos defensores do Bitcoin acreditam que não é hora de “relaxar” em relação sobre o Bitcoin ser completamente anti-censura. 

Governos são entidades poderosas e que podem acabar tornando o acesso ao Bitcoin bem mais difícil do que atualmente, mesmo não bloqueando ou acabando com a moeda de foram direta.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias