“Bitcoin será destruído com a regulamentação governamental”, diz professor de Harvard

"Em uma década o Bitcoin vai valer US $ 100 e não US$ 100 mil", disse professor que é considerado um dos maiores economistas do mundo.

Siga no

A previsão para o preço futuro do Bitcoin é algo muito comum no criptomercado, alguns acreditam que, até o fim deste ano, teremos o preço da moeda a US $ 100 mil, como é o caso do famoso Stock-2-Flow do analista PlanB. Mas para um professor de Harvard, isso está totalmente errado e que na verdade a moeda não vai valer mais do que US $ 100 dólares na próxima década.

Kenneth Rogoff disse em entrevista à Bloomberg que o Bitcoin é uma bolha que vai estourar assim que o governo decidir regular o ativo digital. Além de ser professor em Harvard ele também já foi o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Rogoff demonstrou ter uma opinião bem contrária à ideia do Bitcoin, dizendo que o ativo não tem nenhum valor ou nenhum uso fora da especulação e que, por isso, o seu valor é nada mais do que uma bolha que logo vai estourar.

“Bom, eu certamente acredito que é algo especulativo. Eu sempre fui um cético do Bitcoin e certamente o preço subiu, mas há uma questão de saber qual é o uso [da moeda]. O Bitcoin só é valioso porque as pessoas pensam que é valioso? Isso é uma bolha que vai estourar.”

Kenneth Rogoff, professor economista e professor de Harvard. Fonte: Twitter

Muito além da falta de um caso de uso a possibilidade da moeda não ter valor intrínseco, para Rogoff o Bitcoin sofrerá com o controle do governo e com a regulamentação, que “derrubarão” o preço do ativo digital.

“Eu acho que os governos não vão permitir transações pseudoanônimas em uma larga escala. A regulamentação vai chegar, o governo vai vencer. Não importa qual é a tecnologia. Eu acho que no longo prazo, se o Bitcoin não ganhar um uso, a bolha vai estourar. Basicamente, se você subtrair a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal, seus usos reais como medida de transação são poucos.”

O governo realmente pode vencer o Bitcoin?

Aqui vale mencionar que Rogoff vai muito além de apenas um economista, ele é um ex membro importante do FMI e está entre o top 10 na lista de maiores economistas do mundo feita pela RePec. De forma simples, quer dizer que ele pode saber o que está falando, pelo menos em parte.

O principal uso do Bitcoin atualmente, além de ser uma reserva de valor resiliente, é o uso como instrumento de investimento. Talvez o mais democrático inventado na última década. Enquanto Rogoff pode estar errado quanto a verdadeira utilidade do Bitcoin, ele possui um ponto importante ao questionar se os governos vão deixar a moeda continuar prosperando.

Até o momento o Bitcoin se mostrou uma arma poderosa contra o controle governamental. Nenhum governo conseguiu prosperar na tentativa de proibir ou impedir o uso da moeda de forma efetiva. Muitos defensores do Bitcoin acreditam que não é hora de “relaxar” em relação sobre o Bitcoin ser completamente anti-censura. 

Governos são entidades poderosas e que podem acabar tornando o acesso ao Bitcoin bem mais difícil do que atualmente, mesmo não bloqueando ou acabando com a moeda de foram direta.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Tether

Hacker ameaça vazar dados que “podem prejudicar toda indústria de criptomoedas”

A Tether disse que está sendo extorquida e que o criminoso exigiu 500 bitcoins para não vazar documentos que podem "prejudicar todo o ecossistema...
vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, em seu discurso no CBN Bankers 'Committee Economic Summit. Imagem: Youtube

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...
Escritório Coinbase. Imagem: Coinbase

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Coinbase deve lançar token parecido com Binance Coin

A maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, vai se tornar uma empresa de capital aberto em breve, assim, a empresa registrou um...

Bitcoin cai abaixo de $ 45 mil, o que dizem os analistas?

Depois de um sábado relativamente positivo, o Bitcoin desabou novamente, caindo abaixo de 45 mil dólares, o menor valor desde 10 de fevereiro. A...

O Título do Tesouro EUA derrubou o Bitcoin?

Títulos do Tesouro norte-americano, ou Treasuries, são negociados diariamente em bolsas de valores. Com 21 trilhões de valor em circulação, giram mais de 11...