“Bitcoin será destruído com a regulamentação governamental”, diz professor de Harvard

"Em uma década o Bitcoin vai valer US $ 100 e não US$ 100 mil", disse professor que é considerado um dos maiores economistas do mundo.

Siga no

A previsão para o preço futuro do Bitcoin é algo muito comum no criptomercado, alguns acreditam que, até o fim deste ano, teremos o preço da moeda a US $ 100 mil, como é o caso do famoso Stock-2-Flow do analista PlanB. Mas para um professor de Harvard, isso está totalmente errado e que na verdade a moeda não vai valer mais do que US $ 100 dólares na próxima década.

Kenneth Rogoff disse em entrevista à Bloomberg que o Bitcoin é uma bolha que vai estourar assim que o governo decidir regular o ativo digital. Além de ser professor em Harvard ele também já foi o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Rogoff demonstrou ter uma opinião bem contrária à ideia do Bitcoin, dizendo que o ativo não tem nenhum valor ou nenhum uso fora da especulação e que, por isso, o seu valor é nada mais do que uma bolha que logo vai estourar.

“Bom, eu certamente acredito que é algo especulativo. Eu sempre fui um cético do Bitcoin e certamente o preço subiu, mas há uma questão de saber qual é o uso [da moeda]. O Bitcoin só é valioso porque as pessoas pensam que é valioso? Isso é uma bolha que vai estourar.”

Kenneth Rogoff, professor economista e professor de Harvard. Fonte: Twitter

Muito além da falta de um caso de uso a possibilidade da moeda não ter valor intrínseco, para Rogoff o Bitcoin sofrerá com o controle do governo e com a regulamentação, que “derrubarão” o preço do ativo digital.

“Eu acho que os governos não vão permitir transações pseudoanônimas em uma larga escala. A regulamentação vai chegar, o governo vai vencer. Não importa qual é a tecnologia. Eu acho que no longo prazo, se o Bitcoin não ganhar um uso, a bolha vai estourar. Basicamente, se você subtrair a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal, seus usos reais como medida de transação são poucos.”

O governo realmente pode vencer o Bitcoin?

Aqui vale mencionar que Rogoff vai muito além de apenas um economista, ele é um ex membro importante do FMI e está entre o top 10 na lista de maiores economistas do mundo feita pela RePec. De forma simples, quer dizer que ele pode saber o que está falando, pelo menos em parte.

O principal uso do Bitcoin atualmente, além de ser uma reserva de valor resiliente, é o uso como instrumento de investimento. Talvez o mais democrático inventado na última década. Enquanto Rogoff pode estar errado quanto a verdadeira utilidade do Bitcoin, ele possui um ponto importante ao questionar se os governos vão deixar a moeda continuar prosperando.

Até o momento o Bitcoin se mostrou uma arma poderosa contra o controle governamental. Nenhum governo conseguiu prosperar na tentativa de proibir ou impedir o uso da moeda de forma efetiva. Muitos defensores do Bitcoin acreditam que não é hora de “relaxar” em relação sobre o Bitcoin ser completamente anti-censura. 

Governos são entidades poderosas e que podem acabar tornando o acesso ao Bitcoin bem mais difícil do que atualmente, mesmo não bloqueando ou acabando com a moeda de foram direta.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Imagem de Dorian Nakamoto, que foi suspeito de ser Satoshi

Desenvolvedor que trabalhou com Satoshi Nakamoto quer que Bitcoin mude algoritmo de consenso

Um desenvolvedor que trabalhou com Satoshi Nakamoto no desenvolvimento do Bitcoin agora defende que a criptomoeda utilize Proof of Stake (POS), um algoritmo de...

HSBC bloqueia pagamentos para Binance no Reino Unido

O HSBC, o sexto maior banco do mundo, afirmou em um comunicado recente que suspendeu e proibiu no Reino Unido todas as transferências de...
Bitcoin e Bandeira da Espanha

Espanha pode autorizar uso de Bitcoin para pagamento de hipotecas

O uso de Bitcoin na Europa pode ganhar um impulso na Espanha, que recebeu um projeto de lei para pagamento de hipotecas com a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias