Nesta sexta-feira (30), o Bitcoin encerra mais um “setembro vermelho”. No momento, a queda está em 1,21% e não é tão grande quando comparada ao mesmo período de outros anos.
Além disso, dada a pressão da política monetária do Fed, podemos dizer que o bitcoin aguentou firme a pancada, voltando a subir logo após assustar investidores com uma queda devido ao aumento na taxa de juros dos EUA.
Mesmo assim, este será o 8º mês de setembro de perdas nos últimos 10 anos. Entretanto, a boa notícia é que o Bitcoin possui um ótimo histórico nos meses de outubro, como mostrado a seguir.
Outubro é um dos melhores meses para o Bitcoin
Nos últimos 9 anos, o Bitcoin registrou alta mensal em outubro por 7 vezes. Como destaque, disparou cerca de 60% em 2013, 48% em 2017 e 40% no ano passado. Um ótimo contraste com o mês anterior.
Embora dados passados não sejam nenhuma garantia que certo padrão se repetirá no futuro, toda informação pode ser utilizada para uma análise mais completa sobre o preço do Bitcoin.
Outro ponto que chama atenção são os dois outubros de queda do Bitcoin. Afinal, estes aconteceram em 2014 e 2018, anos que seguiram as duas primeiras grandes altas da criptomoeda.
Conforme passamos por um terceiro rally em 2021, é possível que o padrão se repita pela terceira vez agora, com mais queda pela frente. Portanto, cabe analisar estes dados com calma.
De qualquer forma, a recente entrada de grandes players como BlackRock e outros gigantes de Wall Street é motivo para acreditar em uma recuperação do Bitcoin, nem que seja no médio a longo prazo.
Rally de fim de ano é improvável, mas é bom estar preparado
Com investidores evitando investimentos mais arriscados devido à situação global da economia, é difícil imaginar que um rally de fim de ano aconteça nos próximos meses.
Mesmo assim, vale destacar que o Bitcoin está sendo um bom porto-seguro enquanto outras moedas perdem seu valor em relação ao dólar. Portanto, nada impede que uma nova onda de demanda por BTC surja repentinamente.
Além disso, a indústria está se recuperando bem do fiasco da Terra (LUNA) e da falência de outras empresas que possuíam investimentos em BTC e precisaram liquidá-los contra sua vontade.
Por fim, ainda que seja difícil acreditar em uma alta meteórica para o mês de outubro, é bom estar com alguns satoshis na carteira. Afinal, o pior já passou.