Pilhas de Bitcoin e barras de ouro
O ouro opera em alta de 28% desde o início de janeiro, sendo um dos seus melhores desempenhos de sua história. No entanto, o Bitcoin tirou o brilho do metal nesta semana, deixando ‘goldbugs’ (entusiastas do ouro) enfurecidos.
Isso porque a criptomoeda chegou a ser negociada acima dos 123 mil dólares nesta segunda-feira (14), acumulando ganhos de 32% em 2025 e superando o ouro.
Enquanto alguns enxergam o Bitcoin como um ouro melhorado devido a sua escassez, transportabilidade, armazenabilidade e outras características, outros ainda não entendem seus benefícios e seguem criticando.
Peter Schiff, um dos maiores críticos do Bitcoin, passou os últimos dias se dedicando a falar mal da criptomoeda. Como exemplo, o ‘goldbug’ afirmou na última quinta-feira (10) que esse seria um ótimo momento para vender Bitcoin e comprar prata.
“Mesmo que o Bitcoin continue subindo por um tempo, a prata deve subir muito mais. E enquanto o Bitcoin pode cair facilmente, o potencial de queda da prata parece muito limitado”, argumentou Schiff.
Além de ter ultrapassado o valor de mercado da prata em novembro do ano passado, o Bitcoin se tornou o 5º ativo mais valioso do mundo com a recente alta, superando Google e Amazon nesta segunda-feira (14).
Em outra postagem, Schiff afirmou que a estratégia de acumulação de bitcoins por empresas é “um esquema Ponzi construído sobre uma pirâmide”.
Questionado sobre os motivos que o fazem odiar tanto o Bitcoin, o ‘goldbug’ apontou que o mercado de criptomoedas está roubando investidores do mercado de metais. Ou seja, pura inveja.
“Odeio o fato de que nossa nação está desperdiçando tanto capital e recursos com o Bitcoin e a indústria de cripto em geral. Além disso, muitos americanos que deveriam estar comprando ouro ou prata estão comprando Bitcoin em vez disso. Isso vai acabar sendo um grande erro.”
I hate the fact that our nation is squandering so much capital and resources on Bitcoin and the crypto industry in general. Also, a lot of Americans who should be buying gold or silver, are buying Bitcoin instead. This will turn out to be a huge mistake.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) July 11, 2025
Embora o Bitcoin tenha registrado novas máximas de preço contra o dólar e outras moedas fiduciárias, a criptomoeda ainda não superou seu antigo topo contra o ouro.
Segundo dados do TradingView, o pico no par Bitcoin/Ouro (BTC/XAU) foi registrado em dezembro de 2024, quando atingiu uma cotação de 41.
No momento desta redação, o par está sendo negociado a 36,3.
Embora seja um par exótico, ele é o que melhor representa a força do Bitcoin. Afinal, ele é medido contra outro ativo escasso, sem ser influenciado pela inflação e desvalorização de moedas.
Atualmente existem algumas opções para negociar Bitcoin contra ouro no mercado. A principal delas é com a Tether Gold (XAUT), uma criptomoeda lastreada em ouro criada pela mesma emissora do USDT.
Comentários