Craig Wright ganhou no Reino Unido o direito de obrigar que o site Bitcoin.org remova as menções ao whitepaper do Bitcoin. Com isso, a comunidade do Bitcoin SV se animou e o preço do ativou chegou a valorizar consideravelmente nas últimas horas.
Wright, líder do projeto Bitcoin Satoshi Vision (BSV) – que é uma cópia do Bitcoin Cash, que por sua vez é uma cópia do Bitcoin – é uma figura muito controversa e que está sempre atacando o Bitcoin.
Uma das grandes batalhas de Wright é tentar provar que ele é realmente Satoshi Nakamoto, o que ele nunca conseguiu fazer (apesar de ser algo extremamente fácil caso fosse verdade).
O preço do Bitcoin SV é quase que lastreado no que Wright fala. Com isso, sempre que alguma coisa favorável às suas afirmações acontece, o preço do ativo digital aumenta e hoje não foi diferente.
Após o anúncio da vitória de Craig Wright no processo, o Bitcoin Satoshi Vision subiu mais de 20% em apenas algumas horas. O BSV saiu da casa dos US$ 130 para US$ 172.
Bitcoin SV
Essa não é a primeira vez que o Bitcoin SV tem exatamente esse comportamento, tendo valorizado mais de 100% quando Craig Wright registrou direitos autorais do whitepaper do Bitcoin (o que também não provou que ele criou a moeda).
Recentemente ele também valorizou mais de 130% por motivos igualmente “sem base.”
O histórico do Bitcoin SV é cheio de momentos assim, em que a força da moeda aumenta sempre que alguma coisa relacionada a Craig Wright favorece as suas muitas afirmações sem sentido.
Os momentos são sempre exagerados pela comunidade como prova de que Wright é o verdadeiro criador do Bitcoin, o que também não é verdade.
O único motivo que garantiu a vitória de Craig Wright no Reino Unido é que o dono do site se recusou a se defender para evitar acabar com o seu anonimato, algo que incomodou muitos apoiadores do Bitcoin, mas é compreensível.
O consenso geral é que, altas à parte, o Bitcoin SV não é uma moeda muito confiável por causa da sua ligação com Craig Wright e suas táticas de processos e ações legais para tentar censurar qualquer pessoa que tente criticá-lo.