A Rede do Bitcoin Satoshi Vision (BSV) – fork do Bitcoin Cash, que por sua vez é um fork do Bitcoin – é uma criptomoeda conhecida e muitas vezes infame por ser criação de Craig S. Wright, o falso Satoshi Nakamoto. De acordo com a Farum, plataforma de gerenciamento de risco da Coinmetrics, a rede do ativo digital acabou de sofrer um novo ataque de 51%.
O ataque foi inicialmente informado por Lucas Nuzzi, um influenciador dentro do criptomercado e membro da equipe CoinMetrics. Segundo ele, tentativas de ataque na segunda-feira (02) e nesta terça-feira (3) foram bem sucedidos. Nuzzi disse que durante a tarde de hoje, uma grande quantidade de poder de computação foi “liberado” por volta das 11:46.
Com o sucesso do ataque os mineradores ficaram completamente confusos e por algumas horas eles mineraram em três versões diferentes da blockchain e com reorganização de mais de 12 blocos. Como é de se esperar, esse é um resultado catastrófico para a segurança da blockchain do Bitcoin SV.
“O BSV está passando por um grande ataque 51%. Depois de tentarem um ataque ontem, uma grande quantidade de poder computacional foi liberado hoje às 11:46 e os atacantes estão tendo sucesso.
Mais de uma dúzia de blocos estão sendo reorganizados e até 3 versões da rede estão sendo mineradas simultaneamente em diferentes pools.”
BSV is going through a massive 51% attack.
After an attempted attack yesterday, some serious hashing power was unleashed today at 11:46AM and attackers are succeeding.
Over a dozen blocks are being reorgd & up to 3 versions of the chain being mined simultaneously across pools.
— Lucas Nuzzi (@LucasNuzzi) August 3, 2021
Além de Nuzzi, o ataque 51% também foi identificado e confirmando pela Farum, a plataforma de gerenciamento de risco da CoinMetrics.
“A Farum identificou um ataque 51% hoje na rede do BSV”
FARUM has identified a 51% attack today on the BSV network at around 11:45AM EDT.https://t.co/Oy19UDw53t https://t.co/T3MMRHqPe8
— CoinMetrics.io (@coinmetrics) August 3, 2021
Um ataque 51% é devastador para uma blockchain. Esse tipo de ataque acontece quando alguém consegue controlar 51% de uma rede, fazendo com que tenha controle das confirmações de transações, podendo até mesmo realizar “gastos duplos” em toda a rede.
Em Tweets que foram deletados, Lucas informou que o ataque durou mais de 3 horas e que as exchanges que receberam depósitos de BSV podem ter sofrido com o gasto duplo. Para ele “alguém realmente está tentando destruir o BSV.”
A conta oficial do Bitcoin Association, responsável pelo BSV, falou que estava ciente do ataque e que está trabalhando junto com mineradores para reestabelecer o funcionamento normal da blockchain.
Bitcoin Association is aware of an active re-organisation attack on the BSV network.
Miners are actively responding to the situation and working to defend the network. In parallel, our team are informing exchanges.
We will make further comment when more info becomes available.
— Bitcoin Association (@BitcoinAssn) August 3, 2021
Bitcoin Satoshi Vision
O Bitcoin Satoshi Vision e seu criador, Craig Wright, que diz ser Satoshi Nakamoto, é um projeto que não é muito querido pela comunidade do Bitcoin.
Como é de se imaginar, alguns aproveitaram a oportunidade para fazer piadas. Cobra, muito conhecido na comunidade do Bitcoin, usou o momento para zombar do fato de Craig Wright sempre vender a tecnologia do BSV como superior.
“Bitcoin Triplo Satoshi Vision. Agora com uma taxa de transferência muito maior com a nossa tecnologia patenteada de tri-rede.”
Infelizmente para os investidores da BSV essa não é a primeira vez que a moeda sofre um ataque similar, passando por outros ataques de 51% nos últimos meses.