Jared Pierce, um entusiasta das criptomoedas, revelou que o Bitcoin tem uma data de validade. Na ocasião, Pierce afirma que este é como o “bug do milênio”, problema enfrentado por computadores na virada de 1999 para 2000.
Tal bug do milênio teve origem no modo como o sistema de datas foi construído nos sistemas operacionais. Resumindo, a chegada do ano 2000 faria com que a data de alguns computadores voltasse de 1999 para 1900, podendo ter consequências graves em diversos setores.
Já no Bitcoin, existe um limite máximo de blocos a serem criados. Em outras palavras, é como uma data de validade, afinal, sem blocos não há transações.
Qual a data de validade do Bitcoin?
Segundo Jared Pierce, o número máximo de blocos é de 2^32 — 2 elevado na 32 potência —, o que resulta em um número máximo de 4.294.967.296 blocos.
“Um bug no bitcoin bastante significativo foi descoberto. Descrito como um bug do estilo bug do milênio, Satoshi não planejou dígitos suficientes na altura do bloco. Para aqueles que são mais técnicos, a altura máxima é […] 2^32 – 1. Não é suficiente!”
A pretty significant #bitcoin bug has been discovered. Described as a Y2K style bug in that Satoshi didn’t plan for enough digits in the block height. For those who are more technical, max height is a 32-bit unsigned integer which means max height is 2^32 – 1. Not enough!
— Jared Pierce (@bitcoinplanner) February 6, 2022
Em outros números, são quase 4,3 milhões de blocos. Conforme cada um deles é encontrado a cada 10 minutos, em média, isso significa ~42.949.672.960 minutos. Ou seja, a data de validade do Bitcoin é de cerca de 81.715 anos.
Obviamente você já entendeu o ponto aqui, o Bitcoin foi feito para durar muito tempo, diferente de moedas fiduciárias que raramente completam um século devido à inflação, e este tweet é uma brincadeira.
Cuidado com o FUD
Assim como o bug do milênio, que causou mais pânico do que problemas reais, o tweet de Pierce é, na verdade, um alerta para que as pessoas não caiam em um FUD, sigla em inglês para medo, incerteza e dúvida.
“Para estar seguro, você deve aprender o máximo possível sobre bitcoin e parar de procurar por FUD, seu idiota ingênuo”
To be safe, you should learn as much about bitcoin as possible and stop looking for FUD you gullible asshat
— Jared Pierce (@bitcoinplanner) February 6, 2022
Afinal é difícil imaginar como o mundo estará daqui a 81.715 anos, e caso o Bitcoin permaneça vivo por tantos milênios, é provável que alguém arrume este problema antes. Aproveitando a brincadeira, alguns usuários já estão pedindo a abertura de um BIP, ou seja, uma proposta de melhoria do Bitcoin.