Com o preço do Bitcoin em alta e as ações do Facebook em baixa, a capitação da moeda digital superou o valor da gigante das redes sociais.
Vale notar que o Bitcoin é uma moeda digital, ou seja, sua comparação com o valor de empresas é feita apenas para fins didáticos. Assim, caso fosse uma companhia listada na bolsa de valores, o BTC seria hoje a sexta maior do mundo, atrás apenas da Apple, Microsoft, Alphabets (Google) e Amazon.
Nas últimas 24 horas, a criptomoeda registrou uma alta em sua cotação, que apesar de modesta, com apenas 0,75%, serviu para superar o Facebook, que até então era a sexta maior empresa em valor do mundo. Claro que se retirar o Bitcoin do estudo, a empresa dona do Messenger, Instagram e até Whatsapp, volta ao seu posto.
O que chama atenção é que essa ultrapassagem do Bitcoin aconteceu em um dia em que o Facebook, WhatsApp e outros serviços ficaram todos offline, por praticamente boa parte da manhã e tarde desta segunda-feira (4). Até o fechamento desta matéria, os serviços continuavam offline e com a equipe lutando para reestabelecer os serviços.
Com Facebook em baixa e Bitcoin em alta, empresas de redes sociais concorrentes fizeram a festa
Ao ver as principais redes sociais indisponíveis, a internet não perdoou ao fazer os memes pelo mundo. Considerado um dos maiores atletas do esporte de corridas, medalhista em olimpíadas, Usain Bolt brincou que o Twitter era ele, quando comparado com os concorrentes, com o CEO da rede social gostando da publicação.
😁
— jack (@jack) October 4, 2021
Pelo próprio Twitter, o perfil oficial do WhatsApp acabou publicando uma nota sobre a queda de seus serviços, que estão sendo corrigidos. A mesma nota foi compartilhada no perfil oficial do Facebook
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível. Obrigado pela sua paciência!”
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
Thanks for your patience!
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
Com a queda nos serviços do Facebook, as ações da empresa listadas na Nasdaq voltaram a cair cerca de 5%, após vários dias operando em baixa, que totaliza uma desvalorização de 14,70% no último mês.
Serviços alternativos ao WhatsApp, como Telegram e Signal, voltaram a ser buscados pelos internautas que precisavam se comunicar. Mesmo assim, alguns apresentaram lentidão na visão dos usuários.
O que continuou em alta e funcionando bem foi o Bitcoin, “sexta maior companhia do mundo” hoje.