Depois de vários dias em queda, o Bitcoin voltou a ser negociado acima de US $ 50 mil neste domingo (7). A moeda digital valorizou 5% nas últimas 24 horas. No gráfico semanal e mensal, a moeda digital teve ganhos de 9% e 38%, respectivamente. A capitalização de mercado é de US $ 950 bilhões e se aproxima de seu pico de US $ 1 trilhão.
A semana passada foi muito importante para o mercado tradicional e criptomoedas. As declarações do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, não conseguiram “atender” as expectativas dos investidores. Isso resultou em uma queda nos principais mercados e, devido à alta correlação, no preço do Bitcoin.
Alguns analistas esperam que a correção continue até o final de março. No entanto, a criptomoeda reagiu positivamente após a confirmação da aprovação do novo pacote de estímulo pelo Senado dos EUA. Avaliada em US $ 1,9 trilhão, o pacote é uma medida para neutralizar os efeitos econômicos da Covid-19.
Fundamentos indicam continuação da alta
O trader Michaël van de Poppe está otimista com o anúncio e espera que o preço do Bitcoin “vá para a lua”. No curto prazo, o trader ainda está cauteloso e marcou US $ 47.000 como suporte primário.
A empresa Santiment revelou um aumento no sentimento de baixa no Bitcoin nas plataformas de mídia social. De acordo com a empresa, a comunidade teve uma reação baixa ao movimento do preço do Bitcoin e está “em sua pior fase” desde o início de outubro de 2020.
Como relatórios semelhantes mostraram no passado, quando o sentimento da comunidade está em baixa, é um “bom momento para comprar”, de acordo com a Santiment. No gráfico abaixo, pode-se observar que em outubro de 2020, o sentimento de baixa foi seguido por uma ação positiva do preço do Bitcoin.
In spite of #Bitcoin hovering from $46.5k to $52.5k this past week, the sentiment from #Twitter is at its most bearish level since October 1, 2020 today. As we've noted in previous studies, moments of crowd disbelief are commonly the most opportune times to buy with confidence. pic.twitter.com/ExpLGNWK8g
— Santiment (@santimentfeed) March 7, 2021
Detentores de bitcoins se recusam a vender
Dados da CryptoQuant indicam que as instituições que compraram Bitcoin desde o final de 2020 não venderam a moeda.
Os dados do Glassnode também indicam que o Spend Output Profit Ratio (SOPR) foi redefinido e indica “alta convicção” em proprietários de bitcoins e novos investidores.
Portanto, a Glassnode afirma que as moedas compradas nos últimos meses permaneceram inalteradas durante a última desaceleração do mercado; os investidores se recusaram a vender seus bitcoins com prejuízo.
It seems most US institutions haven't sold any Bitcoin since their OTC deals.
For example, here are custody wallets from Coinbase outflows on Dec 23, 2020. No $BTC moved since then.
Remember, institutions like @tesla are with us. https://t.co/E9vMmS0DEV
— Ki Young Ju (@ki_young_ju) March 5, 2021
60-Day SOPR (entity-adjusted) reset without falling below one.
This indicates a high HODLing conviction from new investors, as coins that were bought in 2021 did not move at a loss during this last dip.#Bitcoin pic.twitter.com/lvMctNDEmd
— glassnode (@glassnode) March 5, 2021
Com base no desempenho histórico do Bitcoin, o fundador da Capriole Investments, Charles Edwards, afirmou que o rally foi um dos “mais rápidos e longos” de todos os tempos. Portanto, ele acredita que o preço pode cair ainda mais ou receber mais incentivos institucionais para retomar sua alta.
Tendência de alta
Peter Brandt, um conhecido analista técnico em finanças tradicionais, afirmou que o bitcoin se inverteu nas velas diárias, conforme ilustrado abaixo.
Two charts to carefully watch in the days ahead.$ES_F S&Ps "V"-extended bottom. New highs ahead$BTC inverse H&S pattern. New highs ahead pic.twitter.com/F65ea8w6Ir
— Peter Brandt (@PeterLBrandt) March 5, 2021
O gráfico indica a reversão de uma tendência. O bitcoin tem caído, então a inversão sugere que ele parará de cair e começará a subir a partir de agora.
Claro que ninguém pode prever o futuro, mas o preço do bitcoin tem subido desde que Brandt tuitou esta formação.
A correção recente, embora bastante grande em escala, parece semelhante à anterior, mas se essa trajetória anterior será repetida ainda está para ser visto.
O estímulo de US $ 1,9 trilhão foi aprovado pelo Senado, o que significa que cerca de meio trilhão pode começar a chegar às contas bancárias de milhões de americanos talvez já na próxima semana.
Alguns o usarão para comprar Bitcoin, com aquele influxo de nova demanda levando ao esgotamento dessa formação.
Se isso acontecer, o Ethereum pode muito bem ter como meta US $ 3.000, porque foi isso que o bitcoin fez em 2017, quando estava em torno desses preços.
Para o bitcoin atual, ele entrou na descoberta de preço, então ninguém tem a menor ideia, mas alguns apenas pegam um zero e observam como ele se saiu em 2017.
O que significa que se subir, pode estar de olho em $ 70.000 ou talvez $ 80.000 ou em qualquer nível que esteja quando levar $ 3.000, antes de uma correção adequada.
Obviamente, tudo isso é especulação completa e pura, já que o bitcoin fará o que quiser, e se essa correção acabou ou não, é a grande questão, mas tudo parece um pouco diferente neste domingo.