Bitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia

Comparamos o Ibovespa com três ativos diferentes: o ouro, o dólar e o bitcoin. Quem se saiu melhor?

Siga no

À medida em que as incertezas quanto ao futuro da economia brasileira e mundial aumentam devido a pandemia de COVID-19, o ouro e o dólar tornam-se ativos cada vez mais procurados. Enquanto isso, o índice Ibovespa patina nos 100 mil pontos tentando se recuperar da crise. Nesse cenário um ativo relativamente novo tem apresentado um desempenho surpreendente: o Bitcoin.

Não apenas a queda da bolsa, mas também a derrocada do real, deixaram clara a vantagem de aumentar a exposição em ativos descorrelacionados do Brasil.

E quais seriam esses ativos? O objetivo desse artigo é mostrar o desempenho dos principais ativos de proteção, como o ouro e dólar, frente ao índice Ibovespa e o Bitcoin, que se mostrou uma eficiente reserva de valor durante a crise.

Bitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia

Nos gráficos abaixo comparamos o Ibovespa com três ativos diferentes: o ouro, o dólar e o bitcoin.

O índice Ibovespa é um dos indicadores mais importantes da economia do país. Desse modo, comparar a sua variação com ativos não relacionados com o Brasil é interessante. Uma vez que temos ativos não correlacionados com o risco do nosso país, estamos mais seguros contra as crise internas.

O desempenho doBitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia de COVID-19.
O desempenho do Bitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia de COVID-19. Todos as variações de preço comparadas ao Real brasileiro (BRL). Fonte: Elaboração própria com dados do Yahoo Finance.

Sem dúvida, do Bitcoin surpreende com 120% de valorização. Vamos ver mais alguns fatos que podem ter contribuído para o desempenho do Bitcoin.

A Derrocada do Real

O desempenho do Bitcoin frente ao Real durante a pandemia é mais um demérito do Real do que um mérito do Bitcoin.

Como podemos ver nos gráficos abaixo, o desempenho do Real foi negativo não apenas frente às moedas de países desenvolvidas. Quando comparamos com nossos vizinhos latino americanos a situação é a mesma.

Variação das moedas de países desenvolvidos contra o real brasileiro. Zona do Euro, Japão, Canadá e EUA (à esquerda). E a variação do preço de moedas de países latino americanos. Argentina, México e Chile (à direita). Fonte: Elaboração própria com dados do Yahoo Finance.

Da mesma forma, vamos comparar a variação do Bitcoin com a moeda de outros países.

A variação do preço de um bitcoin em dólar americano (USD), euro (EUR) e real brasileiro (BRL). Fonte: Elaboração própria com dados do Yahoo Finance.

Dessa forma, vemos que o Bitcoin funcionou como um excelente ativo de proteção contra a desvalorização da nossa moeda.

Injeção Monetária e o Halving

A fim de combater a crise, o Federal Reserve anunciou injeção de mais de U$ 2 trilhões (em torno de 8 trilhões de reais). Ao mesmo tempo, o Bitcoin passou por um Halving, processo no qual a emissão de novos bitcoins é reduzida pela metade.

Enquanto governos do mundo inteiro combatem a crise econômica com injeção de liquidez (gerando mais inflação), o Bitcoin passa por um processo oposto de redução de liquidez.

A cada 10 minutos um minerador cria um novo bloco e recebe 12,5 bitcoins como incentivo pelo seu trabalho. O Halving reduziu essa recompensa para 6,25 BTC por bloco.

O minerador que criou o último bloco com a recompensa de 12,5 BTC deixou a seguinte mensagem no blockchain:

 

“🐟NYTimes 09/04/2020 Com injeção de $2.3T, o Plano do Fed’ Excede em Muito o Resgate de 2008”
“🐟NYTimes 09/Apr/2020 With $2.3T Injection, Fed’s Plan Far Exceeds 2008 Rescue”

— Bitcoin Block 629999 

Ao mesmo tempo em que essa mensagem homenageia Satoshi Nakamoto, ela também é uma crítica à postura dos governos. Satoshi Nakamoto deixou uma mensagem semelhante do mesmo jornal no bloco gênese.

De fato muitos voltaram seus olhos para o bitcoin. Afinal, o “ouro digital” cumpriu bem a sua função como reserva de valor durante a crise.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcello
Escreve sobre a tecnologia, blockchain, investimentos e notícias sobre criptomoedas. Certificado (CBP) pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4).
Casa a venda por Bitcoin negócio imobiliário

Bitcoin vira garantia em negócio para crédito imobiliário pela primeira vez

Ao tentar obter um crédito imobiliário um credor de uma negociação comprovou ter Bitcoin e conseguiu ter seu financiamento aprovado. Muitas pessoas quando vão ao...
Abilio Diniz, empresário e bilionário brasileiro

O3 Capital, que tem Abílio Diniz como sócio, investe em ETF de criptomoedas

Uma empresa que tem Abilio Diniz como conselheiro investiu em criptomoedas via ETF listado na bolsa de valores brasileira. A aquisição foi feita pela...
Pessoa guardando Bitcoin em carteira

Regulação fechando o cerco contra corretoras faz investidores sacarem US$ 2,5 bi em bitcoin...

Após a crescente pressão de regulamentação sobre corretoras do mercado de criptomoedas, investidores de Bitcoin seguem enviando seus saldos para carteiras seguras. A análise foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias