Bitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia

Comparamos o Ibovespa com três ativos diferentes: o ouro, o dólar e o bitcoin. Quem se saiu melhor?

-

Siga no
Anúncio

À medida em que as incertezas quanto ao futuro da economia brasileira e mundial aumentam devido a pandemia de COVID-19, o ouro e o dólar tornam-se ativos cada vez mais procurados. Enquanto isso, o índice Ibovespa patina nos 100 mil pontos tentando se recuperar da crise. Nesse cenário um ativo relativamente novo tem apresentado um desempenho surpreendente: o Bitcoin.

Não apenas a queda da bolsa, mas também a derrocada do real, deixaram clara a vantagem de aumentar a exposição em ativos descorrelacionados do Brasil.

E quais seriam esses ativos? O objetivo desse artigo é mostrar o desempenho dos principais ativos de proteção, como o ouro e dólar, frente ao índice Ibovespa e o Bitcoin, que se mostrou uma eficiente reserva de valor durante a crise.

Anúncio

Bitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia

Nos gráficos abaixo comparamos o Ibovespa com três ativos diferentes: o ouro, o dólar e o bitcoin.

O índice Ibovespa é um dos indicadores mais importantes da economia do país. Desse modo, comparar a sua variação com ativos não relacionados com o Brasil é interessante. Uma vez que temos ativos não correlacionados com o risco do nosso país, estamos mais seguros contra as crise internas.

O desempenho doBitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia de COVID-19.
O desempenho do Bitcoin, Ouro, Dólar e Ibovespa durante a Pandemia de COVID-19. Todos as variações de preço comparadas ao Real brasileiro (BRL). Fonte: Elaboração própria com dados do Yahoo Finance.

Sem dúvida, do Bitcoin surpreende com 120% de valorização. Vamos ver mais alguns fatos que podem ter contribuído para o desempenho do Bitcoin.

A Derrocada do Real

O desempenho do Bitcoin frente ao Real durante a pandemia é mais um demérito do Real do que um mérito do Bitcoin.

Como podemos ver nos gráficos abaixo, o desempenho do Real foi negativo não apenas frente às moedas de países desenvolvidas. Quando comparamos com nossos vizinhos latino americanos a situação é a mesma.

Variação das moedas de países desenvolvidos contra o real brasileiro. Zona do Euro, Japão, Canadá e EUA (à esquerda). E a variação do preço de moedas de países latino americanos. Argentina, México e Chile (à direita). Fonte: Elaboração própria com dados do Yahoo Finance.

Da mesma forma, vamos comparar a variação do Bitcoin com a moeda de outros países.

A variação do preço de um bitcoin em dólar americano (USD), euro (EUR) e real brasileiro (BRL). Fonte: Elaboração própria com dados do Yahoo Finance.

Dessa forma, vemos que o Bitcoin funcionou como um excelente ativo de proteção contra a desvalorização da nossa moeda.

Injeção Monetária e o Halving

A fim de combater a crise, o Federal Reserve anunciou injeção de mais de U$ 2 trilhões (em torno de 8 trilhões de reais). Ao mesmo tempo, o Bitcoin passou por um Halving, processo no qual a emissão de novos bitcoins é reduzida pela metade.

Enquanto governos do mundo inteiro combatem a crise econômica com injeção de liquidez (gerando mais inflação), o Bitcoin passa por um processo oposto de redução de liquidez.

A cada 10 minutos um minerador cria um novo bloco e recebe 12,5 bitcoins como incentivo pelo seu trabalho. O Halving reduziu essa recompensa para 6,25 BTC por bloco.

O minerador que criou o último bloco com a recompensa de 12,5 BTC deixou a seguinte mensagem no blockchain:

 

“🐟NYTimes 09/04/2020 Com injeção de $2.3T, o Plano do Fed’ Excede em Muito o Resgate de 2008”
“🐟NYTimes 09/Apr/2020 With $2.3T Injection, Fed’s Plan Far Exceeds 2008 Rescue”

— Bitcoin Block 629999 

Ao mesmo tempo em que essa mensagem homenageia Satoshi Nakamoto, ela também é uma crítica à postura dos governos. Satoshi Nakamoto deixou uma mensagem semelhante do mesmo jornal no bloco gênese.

De fato muitos voltaram seus olhos para o bitcoin. Afinal, o “ouro digital” cumpriu bem a sua função como reserva de valor durante a crise.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Marcello
Marcello
Escreve sobre a tecnologia, blockchain, investimentos e notícias sobre criptomoedas. Certificado (CBP) pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4).
Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Últimas notícias

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...