Falando sobre o colapso das criptomoedas, o bilionário Mike Novogratz aponta que até mesmo El Salvador pode ter bitcoins presos na FTX. Na sequência, também aponta que o governo pode estar pedindo pela extradição de Sam Bankman-Fried.
Além de ser conhecido por ser CEO da Galaxy Investment Partners, Novogratz ganhou ainda mais fama nos últimos meses devido à sua tatuagem da LUNA, criptomoeda que perdeu o equivalente a bilhões de reais após sua stablecoin perder o lastro com o dólar.
No momento ainda é difícil estimar o tamanho do prejuízo para clientes da FTX, mas o fato da Binance ter desistido do acordo de compra de sua rival mostra que o rombo deve ser gigante.
Mike Novogratz diz que criptomoedas de El Salvador estavam na FTX
Embora Nayib Bukele nunca tenha informado como estava comprando bitcoins para seu país, o presidente de El Salvador poderia estar usando uma corretora como qualquer outro investidor.
Em conversa à CNBC nesta quinta-feira (10), Mike Novogratz afirmou que El Salvador estaria usando a FTX para comprar Bitcoin e que não teriam movido os saldos para uma carteira de custódia própria.
“Recentemente eu li, não sei se é verdade, que as criptomoedas do governo de El Salvador estavam na FTX e eles estavam pedindo a extradição de Sam [Bankman-Fried].”
"@FTX isn't #crypto any more than Webvan was the internet back in 1999. People buying, selling and creating derivatives on it will come and go, but #Bitcoin will stay," says @novogratz. "It's going to be a tough period for #crypto companies. You're going to see a lot go under." pic.twitter.com/BoMjvzDK19
— Squawk Box (@SquawkCNBC) November 10, 2022
Embora o bilionário não tenha apontado a fonte, o Livecoins encontrou um artigo no Medium, publicado há poucas horas, que conta justamente esta história. Entretanto, não conseguimos verificar a vericidade das informações.
“O presidente Bukele imediatamente comentou a situação com ‘exigimos a extradição imediata de Sam Bankman-Fried (CEO da FTX) e Sam Trabucco (ex-CEO Alameda Research), Washington deve responder em 48 horas’”, aponta o possível artigo lido por Mike Novogratz.
Por fim, com El Salvador tendo ou não bitcoins na FTX, o fato é que muitas pessoas e até mesmo empresas usavam a corretora. Afinal, quase ninguém acreditava que ela poderia apresentar problemas de liquidez, principalmente pelo seu tamanho.
“Qualquer grande provedor de liquidez, qualquer grande negócio de arbitragem ou negociação quantitativa tinha que ter muito dinheiro no FTX, então isso será muito doloroso”, comentou Novogratz.
Nayib Bukele nega
O CEO da Binance publicou um tuíte dizendo conversou com o presidente de El Salvador e ele negou a informação.
“Não temos nenhum Bitcoin na FTX e nunca tivemos nenhum negócio com eles. Graças a Deus!” – disse Bukele.
Man, the amount of misinformation is insane.
I exchanged messages with President Nayib a few moments ago. He said "we don’t have any Bitcoin in FTX and we never had any business with them. Thank God!" https://t.co/CrM5wd24Ha
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) November 10, 2022
Crise da FTX
A queda da FTX pode ter consequências drásticas para o mercado. Afinal, reguladores usarão a empresa como exemplo por um bom tempo para regular corretoras, assim como seguem usando a LUNA após tantos meses para falar sobre stablecoins.
A FTX recebeu aportes milionários da Sequoia Capital, VanEck, SoftBank e até mesmo de fundos gerenciados pela BlackRock e de famosos, como a brasileira Gisele Bündchen e seu marido Tom Brady, astro da NFL, que tornaram-se acionistas da corretora em junho de 2021.
Todos estes investidores devem estar em pânico, já que o colapso da FTX pode causar uma queda generalizada nos preços das criptomoedas.