Não adianta remar na contra mão, a tendência mundial agora é que cada vez mais a descentralização atinja cada vez mais pessoas, e para isso as DEX são fundamentais para o bom funcionamento da nova economia.
Das quatro maiores exchanges em volume atualmente a Binance é a maior, e anunciou que sua DEX estaria a ser criada para que seus usuários pudessem utilizar a mesma. Um detalhe curioso é que a mesma será uma segunda plataforma independente da atual, chamada de Binance Chain que já possui uma demo, portanto a Exchange Centralizada irá permanecer.
Outra gigante do mercado mundial, a Huobi já está a desenvolver sua DEX chamada HADAX, que da mesma forma será uma plataforma independente de sua centralizada para manter os trades de vários formatos.
Ainda no Top 5 das grandes exchanges, a OKEx ainda não reportou uma criação oficial de uma DEX até aqui, assim como a HitBtc que também não foi no embalo descentralizado.
Mas a coreana Bithumb “chegou agora” neste novo mercado descentralizado, essa que é TOP 2 em volume no momento que escrevemos esta, e uma das maiores em negociação de ativos digitais no par KRW (Won sul-coreano).
De acordo com fonte, a empresa está se posicionando com um novo produto como parte de sua expansão global.
A Bithumb sofreu a pouco tempo atrás um hack em sua operações, e uma das vantagens das DEX é justamente mitigar as possibilidades de ataques, porém o usuário deve sempre se certificar antes de operar, visto que a chave privada é revelada para esses ambientes.
Com isso, no top 5 das grandes bolsas de criptomoedas, as três maiores já anunciaram seu posicionamento frente a bolsas descentralizadas, e isso com certeza vai gerar um grande impacto, além do fato de ser uma tendência mundial.
Se você é um crítico das exchanges centralizadas, as DEX podem ser a solução para os seus problemas, além se ser muito mais próximo do que Satoshi pensou ao criar o Bitcoin.
Ainda cabe o destaque que as operações descentralizadas costumam ser mais lentas, portanto para scalp trade não são os ambientes mais recomendados por hora.
Seguiremos acompanhando, deixe sua opinião nos comentários!