A Bitpay, um dos maiores e mais antigos processadores de pagamentos com criptomoedas do mundo pediu à Controladoria da Moeda (OCC) dos EUA para se tornar um banco. Se o pedido for aprovado, o futuro banco será chamado de BitPay National Trust Bank e terá capitalização de US $ 12 milhões por 120 milhões de ações.
“Nossas operações como um banco nacional estarão sujeitas a rígidos requisitos de segurança e solidez, o que fornecerá aos nossos clientes garantias de que nossos serviços permanecerão os melhores da categoria e nos permitirá estar sujeito a uma estrutura regulatória uniforme”, disse a BitPay em um comunicado.
Essa mudança é peculiar, porque a BitPay não se expandiu para nenhum outro serviço desde que foi lançada em 2012. A empresa funciona há anos em conformidade com todos os reguladores, tornando pouco claro o que seria um acréscimo a se tornar um banco, a menos que planejem expandir.
Uma explicação pode muito bem ser que eles estão preocupados com a lei Stable Act, mas parece bastante improvável que a nova lei seja aprovada, pois seria um passo significativo com ramificações consideráveis para a capacidade de competição dos Estados Unidos.
Outra explicação pode ser que eles querem estar em solo de ferro ao fornecer serviços de processamento de criptomoedas com a BitPay movimentando cerca de US $ 1 bilhão por ano.