A exchange de criptomoedas Bittrex anunciou a parceria com a Brave, Blockchain at Berkley, Cred, Uphold e FBG Capital. Juntas, esse grupo de empresas blockchain de alto perfil pretendem criar um protocolo universal entre as blockchains. O objetivo maior do projeto é criar um ambiente de cripto menos desafiador no nível técnico e basicamente fácil de usar.
De acordo com Bill Shihara, Fundador da Bittrex: “A indústria da blockchain precisa de tecnologia que proporciona confiança e transparência”.
Ativos digitais como Bitcoin e Ethereum existem em plataformas de blockchain diferentes, por isso elas não interagem uma com a outra. Isso causa inoperabilidade e impossibilita esforços colaborativos. A ideia por trás do protocolo universal é introduzir “proxy token” para representar o ativo subjacente.
Além da criação das proxy tokens a plataforma também permite a recuperação da chave privada, fato que não se é possível em outras redes de blockchain até o momento. Com isso, caso o usuário perca sua chave privada a plataforma facilita o acesso aos seus ativos digitais.
De acordo com Brendan Eich, fundador da Brave: “A UP (Protocolo Universal) resolve problemas reais de usabilidade e familiaridade enfrentados pelos próximos 100 milhões de usuários”.
A ideia é se preparar e criar um ecossistema confortável e confiável para impulsionar a adoção em massa, uma realidade que ainda é um desafio para as criptomoedas e uma bandeira dos maiores críticos.
Com certeza essa é uma colaboração rica em conhecimento de mercado. Possivelmente resultará em uma plataforma intuitiva, dinâmica e segura com a expertise de uma das maiores operações atual por trás com uma novidade interessante para facilitar a experiência do usuário cripto que conheceu essa realidade recentemente.
Ao mesmo tempo, com as grandes incertezas do mundo de cripto moedas nunca sabemos exatamente o que vai atrair o público a usar uma plataforma, exchange ou uma moeda em particular.