Aconteceu na segunda-feira (22), em São Paulo, o DAC Insiders, evento de abertura da segunda edição do Digital Assets Conference (DAC), um evento sobre ativos digitais da América Latina para investidores institucionais.
Ao longo do dia, os painelistas e convidados conversaram sobre a alocação de ativos digitais e apresentaram cases de sucesso do mercado sob diferentes perspectivas.
Um dos destaques do evento, idealizado pelo MB | Mercado Bitcoin, foi o painel de abertura, que contou com a presença do economista e professor Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e integrante da equipe responsável pelo Plano Real. A partir do tema “Desafios e possibilidades: cenário econômico e perspectivas”, Franco fez uma leitura sobre contexto global monetário, com destaque para a atual situação dos Estados Unidos: “Os EUA passa por um momento inflacionário que não combina com a posição de maior exportador de capitais do mundo“, disse o economista.
Questionado sobre as possibilidades da ascensão de uma outra moeda que possa substituir a moeda americana enquanto recurso mundial, Gustavo Franco pondera que o dólar ultrapassa a categoria de moeda. “O dólar é uma estrutura de jurisdição de pagamento, recebimento e receita. Não há nada maduro o suficiente, nesse momento, para substituir o dólar. Provavelmente, há mais caminhos para os ativos digitais progredirem neste sentido do que outra moeda substituir a relevância do dólar“, comentou Franco.
O segundo painel abordou o tema “Capital as a Service: o novo mercado de crédito”, do qual participaram André Gouvinhas, VP do Mercado Bitcoin, Eduardo Prates, cofundador da Pratas Digital, Lucas Viegas, VP de investimentos na América Latina da Moody’s Corporation, e Marcelo Urbano Dias, diretor de investimentos da Augme Capital.
Em seguida, Samyr Castro, fundador e CEO da InvestSmart, Bernardo Bonjean, fundador da Metrix, Renato Breia, sócio fundador e CEO da Nord Wealth, e Henrique Pocai, diretor comercial do MB, conversaram sobre “Distribuição e Inovação: o impacto dos ativos digitais em assessorias, wealths, consultores e gestores”.
Outro destaque foi a primeira edição do “DAC Awards”, momento de reconhecimento para profissionais da imprensa e criadores de conteúdo que trabalham para informar o público sobre os principais acontecimentos e informações relacionados ao universo cripto.
Após a premiação, Fabrício Tota, diretor do novos negócios do MB, Sofia Duesberg, diretora da Conduit no Brasil, e Luis Ayala, diretor de América Latina na BitGo, trouxeram as stablecoins para o centro do evento, por meio do painel “Stablecoins em ação: remessas, pagamentos e proteção de patrimônio”.
Para encerrar o DAC Insiders, Felipe Whitaker, diretor de wealth management do Mercado Bitcoin, mediou o painel “Bitcoin no portfólio institucional: diversificação em alocações”, que contou também com a participação de Cristiano Castro, diretor da BlackRock no Brasil, e Mike Johannes, VP da Galaxy Digital.
Cristiano Castro apresentou o histórico de valorização do bitcoin, além da comparação com outros ativos tradicionais, como o ouro. “O ouro já foi conhecido como safe haven, mas o bitcoin foi o ativo que mais valorizou nos últimos 10 anos“, explicou o executivo ao mostrar, por meio de gráficos comparativos que, mesmo em tempos de crise, o bitcoin se mostra positivamente resiliente e até imune às questões macroeconômicas.
Baseado em sua experiência com o mercado americano, Mike Johannes acrescentou que a regulação do mercado de criptoativos pode tranquilizar os investidores e quebrar mitos sobre a insegurança dos ativos digitais. “A partir do uso dos ativos digitais, é possível criar práticas que atendam aos órgãos regulatórios e a confiança dos investidores“, finalizou.
O DAC 2025 continua durante esta terça-feira, 23, a partir das 14h, com a presença de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, Roberto Dagnoni, Chairman do MB e CEO da 2TM, Jay Jacobs, diretor da BlackRock em Nova York, João Accyoli, diretor da CVM, entre outros líderes dos mercados de inovação, regulação e ativos digitais. Acompanhe o evento pelos canais oficiais do MB | Mercado Bitcoin.