Blockchain está sendo usada para armazenar mensagens de alienígenas de marte

Comumente associada a transações de dinheiro, como de Bitcoin ou stablecoins, a tecnologia blockchain possui muitos outros casos de uso. Como exemplo, o Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI, na sigla inglesa) está usando a tecnologia para armazenar mensagens de alienígenas.

Segundo o próprio projeto, a blockchain possui alguns benefícios em relação a outros meios. Além de driblar uma possível censura, também evita pontos únicos de falhas.

“Armazenar a primeira mensagem de uma civilização extraterrestre de maneira segura, confiável e resiliente era uma prioridade para o SETI”, comentou o projeto sobre a escolha.

“Embora os provedores de nuvem pública tradicionais sejam uma ótima opção para determinados setores e casos de uso, proteger dados que alteram o histórico não é um deles.”

Blockchain escolhida foi a Filecoin

Conforme o Bitcoin está sofrendo um congestionamento em sua rede por conta de transações de NFT, é óbvio dizer que as mensagens de alienígenas de marte não serão gravadas nele.

Até porque muitos desses arquivos possuem mais de 4 GB, algo inconcebível para o Bitcoin e seus blocos de apenas 4 MB. Portanto, a blockchain escolhida pelo SETI foi a Filecoin.

“Com a Filecoin, os dados da mensagem são acessíveis por seu Conteúdo Identificado (CID) original”, esclarece o projeto. “Essa abordagem é preferível em relação ao endereçamento de localização (HTTP) porque evita restrições tradicionais, como administração centralizada e pontos únicos de falha.”

“Ela garante que o sinal do espaço seja acessível a toda a humanidade.”

Arquivos de mensagens de alienígenas de marte, encontrados na Filecoin.
Arquivos de mensagens de alienígenas de marte, encontrados na Filecoin.

Em uma conversa de quase duas horas, publicada na última semana, as equipes do SETI e da Filecoin falaram sobre a parceria e os benefícios da tecnologia blockchain.

Curiosamente, a Filecoin usa também usa a tecnologia IPFS (Sistema de Arquivos Interplanetário), um nome sugestivo para quem está procurando vida em outros planetas.

“Os pesquisadores irão fazer sua análise deste sinal que está armazenado na Filecoin, eles podem acessar essa informação de qualquer lugar do mundo através do que chamamos de gateways de IPFS”, comentou Steffan Vervaet, executivo da Filecoin. “IPFS significa Sistema de Arquivos Interplanetário.”

Nem todos acreditam na tecnologia blockchain

Conforme mencionado pelo projeto acima, a tecnologia blockchain é altamente segura contra vazamento de dados, interrupções de dados e censura, bem como possui uma melhor solução na integridade sobre dados.

No entanto, nem todos acreditam que tal tecnologia seja superior a outras existentes. Um dos maiores críticos é Jorge Stolfi, professor da Unicamp.

Referindo-se a chegada do Real Digital, Stolfi já apontou que o “Banco Central caiu na lábia dos vigaristas de blockchain”, mas suas críticas também vão para outros casos de uso.

“Estou pedindo isso há uns 5 anos pelo menos. Já ouviu falar da Factom? Dos caras que iam eliminar a corrupção dos registros de cartórios em Honduras com blockchain?”, tuitou o professor na semana passada.

Por fim, conforme a existência de alienígenas de marte é um assunto ainda mais polêmico, podemos esperar que Stolfi também rotule o projeto da SETI e da Filecoin como mais um golpe da indústria.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias