A última etapa da nossa série de estudo sobre blockchains privadas chega ao fim, com a Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan.
Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan
Um dos grandes bancos dos EUA, o JPMorgan desenvolveu a cerca de um ano o seu próprio projeto de Blockchain Privada, após sair do projeto R3 Corda.
A Quorum JPMorgan é uma Blockchain baseada no Ethereum, e foi feito assim para aproveitar os recursos que a rede já dispunha, inclusive com um um fork da rede.
Com essa rede privada é possível trabalhar com os seguintes recursos:
- Realizar transações e contratos privados
- Mecanismos de consenso com múltiplas votações
- Gerenciamento de permissões de rede
- Maior desempenho
O sua criação foi pensada para funcionar inicialmente com serviços Financeiros, porém seus recursos podem ser estendidos a outras indústrias que tenham interesse em utilizar a sua tecnologia.
Os componentes da rede são os Quorum Nodes, Constelação – Gerente de Transações e ainda a Constelação – Enclave.
O Quorum Node é um fork da rede Ethereum que aproveita o P&D desta rede e pode ser atualizado em linha com a mesma, ou seja, é aproveitado dentro do Quorum todas as vantagens da rede Ethereum.
A Constelação é um sistema para enviar informações de maneira segura. Pode ser utilizado em qualquer aplicação de se precise enviar informações de maneira segura dentro de uma rede. Possui dois submódulos: Gerente de Transações e Enclave.
O submódulo Gerente de Transações é responsável por cuidar da parte de transações privadas, mas não possui acesso a chaves privadas. Já o Enclave trabalha de mãos dadas com o Gerente de Transações e possui acesso a chaves privadas para gerenciar a criptografia de forma isolada.
De acordo com o site oficial, “o Quorum é ideal para qualquer aplicativo que exija processamento de alta velocidade e alto rendimento de transações particulares dentro de um grupo autorizado de participantes conhecidos.”
Outros detalhes e curiosidades desta rede
Seu projeto é disponível em um GitHub para desenvolvedores auditarem e participarem de seu processo de criação, ou seja, é open source.
Além da Ethereum, a Quorum utiliza de recursos presentes na ZCash para garantir a sua privacidade no envio e recebimento de informações, também chamados de ZSL.
Para desenvolver Smart Contracts na rede Quorum JPMorgan a linguagem de programação necessária é a Solidity, semelhante a Ethereum.
O Banco Central do Brasil esteve analisando várias blockchains, e em seu Relatório de Posicionamento liberado em Augusto de 2017, dentre todas as analisadas a Quorum também teve seu destaque no mesmo.
Se quiser conhecer mais sobre essa Blockchain Privada acesse seu site oficial, e tire mais dúvidas sobre o projeto.
Visão final do autor sobre as Blockchains para Negócios
Todas as Blockchains para Negócios que vimos em nossa série é de responsabilidade de empresas e/ou fundações, resumindo, não possuem a característica descentralizada semelhante ao Bitcoin e outras criptomoedas, que são incensuráveis e quem toma conta da rede são seus Nodes e Mineradores.
O olhar Cypherpunk sobre estas redes é de que as mesmas não são úteis ao sistema livre de informações, e podem ser uma ameaça para as criptomoedas no longo prazo, na medida em que possuem fortes agentes em suas costas com influência em governantes e empresas privadas, se vai ser assim teremos que esperar, o futuro é incerto e caótico.
De qualquer forma cabe a cada indivíduo julgar o certo do errado, e saber o que pensa para um futuro melhor no nosso mundo, o debate está aberto e lutemos pelas nossas perspectivas de vida a partir desse conhecimento!
De qualquer forma a observação de casos de uso da Blockchain por diferentes empresas, startups e outras mais, é algo realmente surpreendente, seguiremos após esta série acompanhando o desenrolar das novidades, fiquem ligados!