Notícias

Blockstream apresenta ‘Simplicity’ e abre caminho para contratos inteligentes no Bitcoin

Share

A Blockstream, empresa de desenvolvimento fundada por Adam Back, apresentou o ‘Simplicity‘ nesta quinta-feira (31). A proposta é trazer contratos inteligentes mais sofisticados para o Bitcoin.

O texto aponta que sua linguagem de programação supera tanto o Bitcoin Script quanto o EVM (Ethereum Virtual Machine) em sofisticação e segurança.

“A Simplicity não é como a Solidity, nem como a maioria das linguagens de programação modernas, que são Turing-completas. Em vez disso, a linguagem foi projetada para expressar qualquer função finita, evitando os riscos associados a laços infinitos e estado global.”

Um dos exemplos citados foi o recente hack de R$ 8,2 bilhões da Bybit, que expôs limitações das carteiras de hardware diante da complexidade e das operações de contratos inteligentes. O próprio Adam Back abordou o assunto ainda em fevereiro.

Simplicity promete ser a solução definitiva para trazer DeFi para o Bitcoin

Embora parte da comunidade acredite que o Bitcoin deveria focar apenas no BTC, outros apontam que a rede deve abrigar outros ativos, aumentando casos de uso e atraindo usuários.

No caso da Simplicity, a linguagem será utilizada na Liquid, uma sidechain do Bitcoin. No entanto, a Blockstream aponta que ela poderá ser aplicada diretamente na própria rede do Bitcoin no futuro, caso haja consenso da comunidade.

“A Simplicity na Liquid é apenas o começo. Com o feedback da comunidade, uso no mundo real e mais ferramentas, documentação, suporte em carteiras e contratos de exemplo, nosso próximo grande objetivo é ativar na rede de testes do Bitcoin.”

“Com sua chegada, temos pela primeira vez uma base limpa para aplicações financeiras sérias, sem a complexidade e o emaranhado de riscos que definiram a última era do DeFi”, escreveu a Blockstream.

Em seu site, os desenvolvedores apontam que a Simplicity é simples de escrever, ler e executar. Portanto, isso justifica o nome, que significa ‘simplicidade’.

— Blockstream (@Blockstream) July 31, 2025

Simplicity também traz os polêmicos ‘covenants’ à mesa

Uma palavra que chama atenção no anúncio é ‘covenants’ (convênios, em tradução literal). O termo ficou famoso e gerou muita polêmica com a apresentação do BIP-119 que planejava introduzir essa função através do OP_CHECKTEMPLATEVERIFY (CTV).

“Covenants: Defina regras flexíveis e aplicáveis para como seu Bitcoin pode ser gasto, usando cofres e condições personalizadas de assinatura”, aponta a descrição.

Simplicity apresenta ‘covenants’, solução que gerou polêmica ao ser apresentada no BIP-119.

No entanto, para isso acontecer no próprio Bitcoin, a Simplicity deveria ser integrada diretamente ao protocolo via soft fork. Em última análise, a solução agora poderá ser testada na Liquid, podendo mudar a opinião dos críticos, incluindo Andreas Antonopoulos.

Antes mesmo da apresentação da Simplicity, quem voltou a falar sobre o BIP-119 foi Cobra, dono do site Bitcoin.org.

“Só para lembrar que estamos em uma janela de tempo que está desaparecendo, na qual cerca de 10.000 indivíduos, ao chegarem a um consenso, podem impor sua vontade ao protocolo do Bitcoin e mudá-lo para melhor. A maioria de vocês que está lendo isto faz parte desse grupo. Devemos nos apressar e ativar o CTV+CSFS”, escreveu Cobra na última terça-feira (29).

Independente disso, há diversas propostas para ampliar a capacidade do Bitcoin. Além da Simplicity, outro projeto apresentado recentemente foi a Botanix, uma solução de segunda camada também focada em contratos inteligentes.

Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK