O colapso da FTX causou muito mais caos no mercado de criptomoedas do que o seu impacto direito. Além de ter causado ondas de prejuízo entre diferentes empresas, falências indiretas e preocupações, o fim da empresa também colocou em xeque a confiança do público no setor.
Outras grandes corretoras começaram a não parecer mais tão confiáveis, afinal, se a segunda maior do mundo quebrou, o que impede do mesmo acontecer com as outras?
A Binance tem sido um dos principais alvos dessas desconfianças, tendo até mesmo que afirmar diversas vezes nos últimos dias que as suas reservas estão seguras e que não há insolvência.
Recentes problemas com auditorias envolvendo a corretora ajudaram a aumentar ainda mais essa desconfiança e isso está afetando diretamente o preço da moeda nativa da Binance, a BNB.
Empresa de auditoria pausa serviços com a Binance e preço da BNB despenca
A Mazars indicou que pausará temporariamente seu trabalho com todos os seus clientes de criptomoedas ao redor do mundo. Ou seja a Crypto.com, a KuCoin e a Binance agora ficam sem a auditoria necessária para comprovar a validade das suas reservas.
O timing para essa pausa na auditoria não poderia ser pior, já que todos os olhos estão nas grandes corretoras, justamente em relação à veracidade da sua segurança.
Isso fez com que o mercado da BNB sentisse diretamente o sentimento de dúvida e medo que paira no ar em relação a exchange. A Binance Coin (BNB), o token nativo da corretora, apresentou nessa sexta-feira uma queda de 5,2%, com uma queda acumulada de 17% na semana.
Binance afirma ter reservas
No entanto, vale mencionar que apesar de todo esse pânico que está afetando o preço da moeda da corretora, tanto a Binance, quanto alguns relatórios, apontam que há solvência satisfatória nas reservas da Binance.
Apesar da pausa atual na prestação de serviço para a Binance, a Mazars publicou uma avaliação de prova de reservas da corretora na semana passada. O relatório afirma que há uma taxa de garantia de 101% para 575.742 Bitcoins em depósitos líquidos de clientes.
O problema é que esse é justamente o relatório que “sumiu” porque o link parou de funcionar e está deixando muitos preocupados. Será que esse relatório, agora sem link funcional, realmente era válido e estava 100% condizente com a realidade da Binance?
Será necessário que a corretora de CZ comece a transparecer mais suas reservas e rapidamente encontre uma nova empresa de auditoria ou é bem possível que o BNB continue sangrando.