Não é de hoje que o Banco Nacional de Desenvolvimento está de olho no potencial da blockchain, e nesta quarta-feira (22/08/2018), o BNDES firma apoio com BRICS sobre Blockchain em um memorando de entendimento.
BNDES firma apoio com BRICS sobre Blockchain
De acordo com o site oficial, essa parceria firmada em memorando de entendimento (MoU) foi fechada com os bancos de desenvolvimento de todos os países que compõem o Bloco dos BRICS, que são a China, Rússia, Índia e África do Sul, além do Brasil é claro.
Essa iniciativa visa melhorar os processos de financiamentos que estes bancos realizam, e ao utilizar da blockchain pretendem dar mais transparência aos processos.
De acordo com a nota oficial, “assinaram o acordo, além do banco de desenvolvimento do Brasil, o State Corporation Bank for Development and Foreign Economic Affairs (Vnesheconombank), da Rússia; o Export-Import Bank of India (Exim Bank), o China Development Bank (CDB) e o Development Bank of Southern Africa Limited (DBSA), da África do Sul”.
Este acordo foi fechado na 10ª cúpula dos BRICS que ocorreu em Joanesburgo, África do Sul, durante os últimos 25 e 26 de Julho de 2018.
O acordo terá validade de 5 anos, e prevê dentre outras coisas a exploração de soluções em DLT (distributed Ledger) e Blockchain, ajudando no “financiamento de infraestrutura e em outros setores de interesse mútuo, possibilitando às instituições o aumento da transparência, accountability e rastreabilidade de seus recursos”.
Cabe o destaque que o BNDES, já em Fevereiro de 2018, havia fechado um acordo com o Banco de Desenvolvimento Alemão KfW para aprimorar a solução blockchain TruBudget.
Além disso, já havia anunciado a criação de seu próprio token e lançado um desafio para empresas do mercado de criptomoedas participarem.
O Governo Brasileiro em um estudo do Banco Central, já analisou e pesquisou as soluções em Blockchains Privadas de várias empresas e consórcios, ou seja, a Blockchain pode em breve chegar em mais locais na esfera estatal financeira brasileira.