Reality Show afasta BraisCompany após suspeita de pirâmide

Produção de Batalha das Startups afasta empresa que vem sendo acusada de operar esquema de pirâmide no Brasil.

Siga no
BraisCompany-R7-Inova-360
BraisCompany-R7-Inova-360

Após a polêmica recente envolvendo a empresa Braiscompany na chamada “Operação Faraó”, mais um revés chega até a empresa de Campina Grande. Isso porque, o reality show Batalha das Startups afastou a marca Braiscompany do programa.

O fundador da Suno Research, Thiago Reis, denunciou as atividades da BraisCompany como um esquema de pirâmide. A empresa estaria supostamente oferecendo ofertas fraudulentas, associadas a ganhos fixos mensais e acima do mercado.

Tal oferta, que é comum em esquemas de pirâmides financeiras, foi exposta pelo analista na última terça-feira (8). Tiago Reis já ajudou a derrubar pelo menos três esquemas de pirâmide financeira no Brasil.

A Braiscompany havia até realizado uma palestra de blockchain no Batalha dos Startups. Com a polêmica, a produção do Batalha das Startups enviou nota ao Livecoins sobre o caso.

Reality Show foi surpreendido com polêmicas e opta por afastar Braiscompany do programa

Um programa apresentado hoje na Record News, a Batalha das Startups busca ensinar empreendedorismo e inovação no Brasil. Recentemente, até uma palestra sobre a tecnologia blockchain foi destaque entre na programação do reality.

O que ninguém esperava, no entanto, é que os palestrantes poderiam estar envolvidos com um possível golpe no mercado financeiro brasileiro, as famosas pirâmides financeiras. Dessa forma, a produção do programa, que é feita pelo Inova360, afirmou ao Livecoins que foi pega de surpresa com a notícia.

“O Inova360, criador do Programa Batalha das Startups, exibido na Record News, foi surpreendido com a divulgação de uma matéria publicada por seu portal contendo denúncias de internautas de que a Braiscompany, uma das patrocinadoras do programa, estaria envolvida com atividades que ferem o mercado financeiro.”, afirmou o Inova360 ao Livecoins

O programa tem buscado criar novidades de base tecnológica em oito categorias. Dessas, são vários mentores envolvidos com o reality show hoje, informou a produção do programa em nota.

“O programa esclarece que promove a Batalha das Startups entre oito categorias e que possui mais de 30 mentores e especialistas de renome nos mais diversos segmentos, auxiliando no desenvolvimento das startups participantes. A escolha dos profissionais que são mentores é baseada na expertise do profissional e na experiência de mercado.”

Braiscompany estava envolvida com empresas que utilizam a tecnologia blockchain em seus modelos de negócios

A tecnologia blockchain vem sendo adotada em larga escala por empresas e governos, no mundo todo. No Brasil, por exemplo, a blockchain faz parte das estratégias do chamado Governo Digital, criada pela equipe de Jair Bolsonaro em meio a pandemia.

Essas empresas são chamadas no meio das startups de blocktechs, ou seja, startups que empreendem com blockchain. O Inova360 declarou que a Braiscompany vinha dando mentorias, mas como medida de prevenção, foi afastada do reality show.

A produção lamentou o ocorrido e informou que zela pelo respeito absoluto pelo seu público e patrocinadores.

“A Braiscompany vinha dando mentoria às startups da categoria Blocktech – empresas que usam tecnologia blockchain para solucionar problemas do mercado – que é de seu domínio de negócio.

De toda forma, o Inova360 lamenta o ocorrido e informa que, como medida de prevenção e precaução, definiu o afastamento da marca Braiscompany e de seus fundadores até que o caso seja efetivamente esclarecido.

O Inova360 zela pelo absoluto respeito ao seu público e patrocinadores e reforça aqui que permanece engajado em apresentar inovações ao ecossistema das startups que vêm revolucionando os diversos mercados.”, declarou o Inova360 ao Livecoins

Duas criptomoedas brasileiras participavam do programa

Participam da Batalha das Startups pelo menos duas criptomoedas fundadas por brasileiros. Uma delas é a Zaigar, que conversou com o Livecoins e explicou o imbróglio em sua visão.

Em nota, a Zaigar afirmou que entrou no programa para disputar o prêmio de aceleração. A equipe da criptomoeda declarou que não tinha conhecimento das denúncias contra a Braiscompany.

“A Zaigar entrou no programa com a intenção pura e simples  de disputar o prêmio de aceleração. Não tínhamos nenhum conhecimento de possíveis denúncias a cerca da empresa BRAISCOMPANY.

Com relação a nossa posição a cerca da BRAISCOMPANY preferimos  deixar essa resposta para a equipe da Record News, já que eles são os responsáveis pela seleção dos  mentores do programa bem como de seus patrocinadores.”, declarou a Zaigar ao Livecoins

Já a outra criptomoeda que participa do programa, a Ras, que criou uma stablecoin lastreada em Real, não retornou ao contato até o fechamento da matéria. O espaço permanece aberto para manifestação.

CVM e Ministério Público já investigam a Braiscompany

De qualquer forma, as atividades da Braiscompany já começaram a ser investigadas. Para Tiago Reis, até a OAB de Campina Grande teria uma parceria com a empresa. Em nota, a OAB se defendeu, mesmo com o fundador da Suno não estando convencido disso.

Reis recebeu ainda uma denúncia de que o dono da “Brais”, como é chamada por seguidores, participou também do golpe da D9 Clube de Empreendedores. Em um vídeo antigo da D9, o líder aparece chamando pessoas para investir no negócio, que mais tarde se provou uma furada total. Em um antigo vídeo da D9 é possível ver o líder da Braiscompany.

Dono da Braiscompany é citado em inquérito contra D9, ex-pirâmide de Bitcoin
Dono da Braiscompany é citado em inquérito contra D9/Tiago Reis

Além disso, a CVM já teria iniciado uma investigação, após denúncias, contra as atividades da Braiscompany. Na investigação preliminar, a CVM não encontrou o registro da Braiscompany na autarquia. Ou seja, a empresa não poderia captar investidores no mercado financeiro brasileiro.

CVM começou investigação contra Braiscompany
CVM começou investigação contra Braiscompany/Tiago Reis

Como a CVM começou a investigar a Braiscompany, o Ministério Público da Paraíba já teria sido acionado, de acordo com um ex-funcionário da CVM, em denúncia a Tiago Reis.

Tiago Reis cita que MP da Paraíba já teria sido notificado sobre Braiscompany
Tiago Reis cita que MP da Paraíba já teria sido notificado sobre Braiscompany/Tiago Reis

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Agenda de Davos em 2021, o Fórum Econômico Mundial, conta com duas palestras sobre criptomoedas

Fórum Econômico Mundial terá duas palestras sobre criptomoedas

Com duas palestras sobre criptomoedas de bancos centrais nos próximos dias, o Fórum Econômico Mundial começa neste domingo (24). Em 2021, o Fórum de...
Filme sobre Bitcoin na Prime Video Cryptopia Bitcoin, Blockchains

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Chainlink bate recorde histórico de preço e supera Litecoin

A criptomoeda Chainlink (LINK) bateu um novo recorde de preço e passou a ser negociada acima dos 25 dólares (R$ 130), isso fez a...

Bancos fecham contas de Trump com milhões de dólares

Quatro bancos cortaram relações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e fecharam suas contas. O Bank United, onde Trump tinha entre US...

Desligamento de mineradoras no Irã não afeta hashrate do Bitcoin

O hashrate do Bitcoin parece não ter sido perturbado, mesmo com notícias do Irã apreendendo 47 mil equipamentos de mineração e fechando fazendas por...