Um brasileiro entusiasta do bitcoin resolveu enviar 1 real em bitcoin, utilizando a Lightning Network, para o bilionário Michael Saylor. Há uma semana, o CEO da MicroStrategy divulgou ao mundo que todos os e-mails de sua empresa se tornaram endereços de bitcoin.
Com a novidade, a comunidade de bitcoin entendeu que ter um e-mail como chave pública de bitcoin pode ajudar muitos a compreender o potencial da moeda digital. Na prática, é como se o Bitcoin se tornasse um PIX, mas muito melhor, por ser internacional, sem fronteiras e descentralizado.
O anúncio de Michael Saylor, via Twitter no dia 17 de abril, disse que membros da comunidade começaram a lhe enviar bitcoins ao perceber o e-mail financeiro.
“Então a MicroStrategy converteu meu endereço de e-mail corporativo em um endereço Lightning e as pessoas continuam me enviando 21 sats.”
So @MicroStrategy converted my corporate email address into a #Lightning⚡️ address and people keep sending me 21 sats…🧡 pic.twitter.com/FHde6RtA6N
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) April 17, 2023
Brasileiro manda 1 real em bitcoin para bilionário via e-mail
Ao perceber como o bilionário Michael Saylor criou seu “PIX de Bitcoin”, um brasileiro empresário do mercado de criptomoedas no país resolveu enviar 1 real como teste.
Publicamente, Alexandre Vasarhelyi, que tem certificações do mercado financeiro de CFA e CGA e é cofundador da BLP Crypto, um fundo de investimentos, comentou sobre a ação. Ele diz ter testado o envio para Michael Saylor, com todo o processo “sendo fácil demais.”
Após os testes, ele destaca que aprovou o envio de bitcoin via e-mail, que além de ser fácil, é rápido e seguro, justamente por utilizar a Lightning Network.
Vale lembrar que o envio de bitcoin para o e-mail de Michael Saylor é um ato simbólico e ele não pediu nenhum valor para a comunidade. Além de ser um bilionário de Dólar, Saylor também é um grande detentor de bitcoin e sua empresa, a MicroStrategy, tem 140 mil bitcoins em sua posse.
Entenda como criar um Lightning Address
Disponível no GitHub há pelo menos dois anos, a solução chamada Lightning Address permite que organizações criem e-mails como chave pública de bitcoin.
Para isso, eles devem utilizar o domínio de suas organizações associado a um nome de usuário. No caso de Michael Saylor, por exemplo, seu e-mail corporativo “saylor@microstrategy.com” se tornou um endereço de bitcoin via Lightning Network.
A empresa que criou a solução é a ZEBEDEE, cofundada pelo brasileiro André Neves, que facilita a criação de soluções para a comunidade bitcoin.
Via YouTube, ele gravou um vídeo que explica em detalhes o que é a tecnologia de e-mail para receber bitcoins.