Trocar ouro por Bitcoin seria uma forma do governo acumular a criptomoeda sem pesar no bolso do contribuinte
João Paulo Mayall, fundador do primeiro ETF de Bitcoin da América Latina, sugeriu que o governo americano converta parte de suas reservas de ouro em Bitcoin. Segundo o empreendedor, isso poderia resolver o problema da dívida pública dos EUA.
Um dia depois, o secretário do Tesouro Scott Bessent disse à Fox Business que eles não têm planos de reavaliar sua reserva de ouro e que os EUA não irão comprar Bitcoin.
As falas pareceram uma resposta a Mayall, que havia marcado Bessent em sua publicação.
“Prezado Sr. @SecScottBessent, Você poderia ter resolvido a crise da dívida dos EUA em menos de 84 dias”, iniciou Mayall em seu texto escrito na quarta-feira (13).
“Marque o ouro a preço de mercado, venda 13,88% das reservas e compre 1 milhão de Bitcoins: um movimento com orçamento neutro. Continuaria sendo o maior detentor de ouro, com 209% mais reservas do que a Alemanha, que está em segundo lugar. De bônus, você resolveria o problema da dívida, abalaria o Yuan e a Europa, e forçaria a China e aqueles países do “eixo do mal” a recomprar os T-Bills — seu maior problema no momento.”
A declaração de que os EUA não irão comprar Bitcoin reverberaram nas redes sociais, com muitos americanos se sentindo enganados pelas promessas eleitorais de Donald Trump.
Isso fez com que Scott Bessent fosse ao X, antigo Twitter, para tentar acalmar os ânimos. Como destaque, o secretário do Tesouro adicionou que os EUA estão explorando “formas de aquisição de mais Bitcoin com orçamento neutro”.
As falas se encaixam com os comentários de João Paulo Mayall novamente, já que a conversão de parte dos estoques de ouro para Bitcoin não teria nenhum gasto para os americanos.
“O Bitcoin que foi finalmente confiscado pelo governo federal será a base da Reserva Estratégica de Bitcoin que o presidente Trump estabeleceu em sua Ordem Executiva de março”, iniciou Bessent.
“Além disso, o Tesouro está comprometido em explorar formas de aquisição de mais Bitcoin com orçamento neutro para expandir a reserva e cumprir a promessa do presidente de tornar os Estados Unidos a “superpotência do Bitcoin no mundo.””
Nos comentários, Samson Mow, CEO da JAN3, disse estar interessado em ajudar o governo nessa estratégia. Outros não compraram as falas do secretário, vendo isso como uma enrolação.
A ideia de converter ouro em Bitcoin é antiga e partiu da própria Casa Branca. No início do ano, Bo Hines, então diretor-executivo do Conselho de Acessores sobre Ativos Digitais de Trump, sugeriu essa digitalização das reservas de valor do país.
Antes disso, em março, a casa branca também citou que os secretários do Tesouro e do Comércios estavam “autorizados para desenvolver estratégias com orçamento neutro para adquirir bitcoin adicional, desde que essas estratégias não imponham custos adicionais aos contribuintes americanos”.
Já senadora americana Cynthia Lummis, autora de um projeto que prevê a compra de 1 milhão de bitcoins (US$ 117 bilhões, no preço atual), também se pronunciou sobre as falas de Bessent.
Assim como Mayall, ela destaca que isso poderia resolver o problema da dívida pública dos EUA.
“@SecScottBessent tem razão: um caminho com orçamento neutro para construir a Reserva Estratégica de Bitcoin (SBR) é o certo. Não podemos salvar nosso país de uma dívida de US$ 37 trilhões comprando mais bitcoin, mas podemos reavaliar as reservas de ouro pelos preços de hoje e transferir o aumento no valor para construir a SBR. A América precisa do BITCOIN Act.”
Comentários