Nas últimas semanas a Tesla vem sendo uma grande amiga dos ‘bitcoiners’, a empresa de Elon Musk está por trás da recente alta do bitcoin, que levou os preços para recordes históricos acima da marca de US$ 50 mil. Desde então muito vem se especulando sobre as futuras integrações da Tesla com o criptomercado, que anunciou também que vai aceitar a moeda digital como pagamento por seus carros.
Ao que tudo indica, a empresa está desenvolvendo um canal para pagamentos em bitcoin, e o teste piloto dessa integração acabou vazando na internet, não sabemos ainda se propositalmente ou não.
A página foi encontrada por membros do mercado e compartilhadas com o Livecoins. É possível acessar a página do teste piloto da integração com bitcoin da Tesla através do link: https://pilot-bpay.tesla.com/login.
O domínio foi encontrado por um usuário que estava “vasculhando” a internet por subdomínios que tinha relação entre grandes empresas e o mercado de criptomoedas.
Por enquanto a página é bem simples, parecendo não ter ido além do template básico. Mas é bem óbvio que eles pretendem fazer a integração através da integração com a plataforma BTCPay Server.
O BTCPay é uma solução de processamento de pagamentos em bitcoin de código aberto e com hospedagem própria, ou seja, a Tesla não vai usar processadores de terceiros, como a Bitpay, que cobra taxas.
O BTCPay garante que não há intermediadores envolvidos, mantendo a segurança e privacidade, tal como o bitcoin foi desenhado para fazer.
Isso é interessante porque, caso o teste se confirme como o caminho escolhido pela Tesla, quer dizer a companhia está fazendo essa integração de forma direta, sem gateways de pagamentos como muitas outras fazem para diminuir o “contato” com o ativo digital.
Curiosamente o uso do BTCPay como servidor de pagamento de bitcoin da Tesla já era algo que havia se tornado uma possibilidade recentemente.
Em um recente tuíte, onde Elon Musk criticou uma carteira de criptomoedas, foi recomendado a ele que a Tesla não usasse “um processador de pagamentos centralizado”, mas que escolhesse a BTCPay. E a própria página oficial da solução de pagamentos respondeu, dizendo estar pronta para auxiliar o famoso empresário.
READY WHEN YOU ARE @elonmusk pic.twitter.com/HYbu9xrKS0
— BTCPay Server (@BtcpayServer) February 10, 2021
Como dissemos a página de teste ainda é bem simples e relativamente primitiva, mas os poucos indicativos que ela traz para os investidores é o suficiente para deixá-los animados.
Comunidade se anima com a possibilidade da Tesla aceitar pagamentos
Como sempre, o bitcoin depende de exemplos e entidades que alavanquem a tecnologia para diferentes usos e mercados. É de se imaginar que, quando a Tesla passar a aceitar bitcoin e isso se tornar algo lucrativo, o mercado automobilístico terá um exemplo a seguir.
Como vimos, a aposta da Tesla no bitcoin foi uma ótima oportunidade de lucro para a empresa.
Com o aumento de casos de uso do bitcoin, e consequentemente da demanda, isso também elevaria o preço no longo prazo, como apontado por um dos membros do BitcoinTalk, identificado como Lorence.XD.
“É ótimo que eles vão integrar o Bitcoin ao negócio deles, isso é uma grande vantagem para eles contra outras companhias automobilísticas e empresas ricas como a Amazon, que tiveram rumores de que iriam integrar o Bitcoin, mas nada foi feito até agora. Isso pode fazer com que o preço do ativo subo assim que o teste se torne completamente operacional.”
* Colaborou com este artigo, bitmover, membro lendário do bitcointalk