O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, por meio da Mynt, plataforma de criptomoedas do Banco, anunciou o lançamento de sua primeira stablecoin.
O BTG Dol é uma stablecoin com preço lastreado em dólar americano, com paridade de 1 para 1, que permite a interação entre o sistema financeiro tradicional e a nova economia digital.
Estruturado como uma stablecoin, tipo de criptomoeda lastreada em um ativo estável, nesse caso o dólar americano (USD), oferece a seus detentores a oportunidade de ‘dolarizar’ parte do seu patrimônio.
Nos últimos anos, várias empresas lançaram suas próprias versões de stablecoin, mas bancos ainda não haviam começado a emitir tais moedas.
BTG Pactual sai na frente e lança stablecoin ‘BTG Dol’
Com custódia própria, o BTG Dol foi criado pelo BTG Pactual, que garante e faz a gestão do seu lastro. O processo envolve conferir todo o arcabouço de segurança para o ativo, como processos de “due diligence”, contra lavagem de dinheiro e de compliance.
De acordo com André Portilho, head de Digital Assets do BTG Pactual, o investimento na stablecoin permite uma dolarização fácil.
“Mais uma vez inovamos no uso de tecnologia financeira a favor dos nossos clientes. Ao comprar o BTG Dol, o investidor tem acesso à forma mais fácil, segura e inteligente de investir em dólar.”
Para Marcel Monteiro, head de Operações da Mynt, a nova cripto posiciona o BTG como referência no mercado.
“Recentemente lançamos oito novos ativos, já temos 22 criptomoedas na plataforma, agora possuímos nossa própria stablecoin. Isso mostra que o Banco confia na tecnologia e vai seguir com seu compromisso de oferecer novos produtos e serviços digitais inovadores, com a solidez e confiança que é marca do BTG.”
O BTG Dol, novo criptoativo do BTG já está disponível, a partir desta terça-feira (4), para compra na plataforma de investimentos do BTG Pactual e no aplicativo da Mynt. É possível começar a investir a partir de R$ 100,00.
Stablecoins no Brasil
O tema das stablecoins no Brasil é relevante, visto que muitos brasileiros que negociam criptomoedas possuem moedas estáveis em Dólar, principalmente.
Dados de declarações de investidores para Receita Federal do Brasil indicam quem a Tether (USDT) é a mais popular, com um volume mensal maior até que do bitcoin no país.
Com a chegada de mais uma moeda estável no mercado, o BTG Pactual oferece uma stablecoin de Dólar criada por um banco brasileiro.
Vale lembrar que a fintech PicPay havia anunciado planos de criar uma stablecoin também, mas com lastro em Real brasileiro.