Um caixa eletrônico que trabalha com a impressão de NFTs surgiu na comunidade europeia durante um evento realizado em Londres, capital do Reino Unido. A peça foi instalada em frente ao evento NFT.NYC, que começou no dia 3 de novembro.
Na capital inglesa, a comunidade se reuniu para debater sobre os NFTs e inovações que podem ser realizadas com tokens não fungíveis.
Um dos temas do evento foi inclusive sobre a venda de produtos de forma descentralizada, utilizando para isso a tecnologia NFT.
Caixa eletrônico de NFTs não empolga comunidade
De acordo com informações da Bloomberg, o caixa eletrônico de NFTs da empresa myNFT foi instalado visando tornar mais acessível o acesso de investidores a colecionaveis digitais.
A máquina permite que compradores paguem 10 euros pelas suas compras, recebendo um envelope em seguida. Uma das pessoas a testar a máquina foi a brasileira Bellina Caetano, que registrou em seu Twitter o seu primeiro mint no ATM.
I minted @myNFT at NFT. London and I really hope it is a @FlowerGirlsNFT 🌸 pic.twitter.com/yNz21MbIdg
— Brazilian Boss Lady 🇧🇷 (@Bellinacaetano) November 4, 2022
O projeto ainda afirmou que irá destinar o valor arrecadado com as primeiras vendas para caridade, após sua apresentação no popular evento.
Em conversa com a reportagem que cobriu o lançamento da novidade, o cofundador do caixa eletrônico Hugo McDonaugh disse que a máquina poderá tornar os NFTs mais acessíveis para todos no mundo.
Eliminando barreiras de entrada, a solução espera que o potencial dos NFTs seja conhecido por mais pessoas, principalmente aquelas impedidas de se envolver com a tecnologia por complicações criadas pelo mercado.
Chama atenção que os NFTs vendidos pela máquina são multichain, podendo ser armazenados em redes como Ethereum, Polygon, BNB Chain e outras. Após o evento, contudo, a máquina não tem ainda um destino definido para ser instalada.
Mercado de NFTs em baixa
Em 2021, um dicionário colocou o termo NFT como a palavra do ano, após um grande impulso de adoção da novidade.
Os volumes negociados em plataformas como OpenSea ultrapassaram bilhões de dólares. Algumas coleções movimentaram comunidades e até o jogador Neymar Júnior se uniu aos NFTs, comprando itens e exibindo publicamente suas posses.
Apesar disso, o mercado passa por um momento de desinteresse e o próprio evento em Londres não recebeu o público esperado. Ou seja, os investidores estão reavaliando o mercado que perdeu o volume milionário diário que tinha.
Mesmo assim, tudo indica que mais empresas estão chegando no setor para concorrer, como o Reddit, que já ultrapassa o volume de outras populares plataformas.