Caixinhas do Nubank dão prejuízos após colapso da Americanas

Investidores não esperavam registrar prejuízos em aplicações de renda fixa do banco digital. Confira alguns memes.

As populares “caixinhas” criadas pelo Nubank começaram a registrar prejuízos após o rombo contábil da Americanas SA, que deve entrar em processo de recuperação judicial após registrar dívidas de R$ 40 bilhões.

A situação ameaça boa parte do mercado financeiro do Brasil, visto que Americanas é uma grande empresa de capital aberto do país. Além disso, suas ações participavam da composição do Ibovespa, ainda que em pequena parte.

O caso estourou na última semana, após o ex-ceo Sérgio Rial encontrar o rombo bilionário e comunicar o mercado. A companhia articula para se defender de credores, enquanto procura soluções para driblar a crise.

“Reserva financeira”, caixinhas do Nubank dão prejuízos associados a Americanas

Lançadas em julho de 2022, as caixinhas do Nubank chegaram como uma opção para que clientes do banco guardassem valores em um local separado. Ao guardar uma parte do dinheiro na modalidade, os clientes podem optar por escolher entre duas opções de investimentos.

De acordo com o banco digital, uma das opções é o RDB do Nubank, com rendimento de 100% do CDI. Tal aplicação conta com liquidez imediata ou diária, além de proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ao aplicar na caixinha, os clientes querem guardar um dinheiro para curto prazo, com alguma estabilidade de ganhos.

Contudo, para clientes que querem guardar para o longo prazo, a caixinha Nu Reserva Imediata era uma opção mais interessante para rendimentos. Isso porque, o fundo de investimentos buscava uma estratégia de diversificação no mercado para buscar ganhos acima do CDI.

E é justamente este fundo que investia em ações da Americanas, que despencaram nos últimos dias. Ou seja, a reserva financeira de muitos clientes que mantinham valores nas caixinhas do Nubank começou a registrar prejuízos.

Diferente da primeira opção, o resgate dos valores no fundo podem demorar até um dia útil para cair na conta.

Investimentos em criptomoedas são separados das caixinhas

Vale lembrar que o Nubank é um dos primeiros bancos a liberar investimentos em criptomoedas, também em 2022.

Os investimentos em bitcoin, ethereum, entre outras criptomoedas são separadas das caixinhas. Assim, não correm riscos de perda de valor com a queda nas ações da Americanas, como visto nas caixinhas.

De qualquer forma, o caso chamou atenção da internet e virou alvo de memes e indignações de clientes do banco.

Um dos memes, por exemplo, brincou que vai até procurar a agência física do Nubank para reclamar.

Um dos clientes, que colocou um nome inusitado em sua caixinha, agora não sabe como reclamar do produto com o suporte.

Outra cliente ficou indignada com a queda do fundo do Nubank, que em outras instituições não registrou problemas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias