O maior movimento de bitcoinização do Rio Grande do Sul agora conta com um título oficial, sancionado pelo Governador Eduardo Leite na quinta-feira (7), que é a Capital Estadual do Bitcoin em Rolante (RS).
Com um comércio ativo em aceitar pagamentos com bitcoin, a cidade do interior do estado gaúcho tem mostrado ao mundo o potencial de tornar a moeda digital em um meio de pagamento corrente.
Em conversa com a reportagem, Ricardo Stim, um dos participantes mais ativos da comunidade local, elogiou a aprovação e lembra que o uso do bitcoin como moeda reforça a custódia de longo prazo.
“O reconhecimento de Rolante pelo governo estadual como Capital do Bitcoin é uma vitória de todos que acreditam e trabalham pela bitcoinização. A iniciativa não partiu de mim, mas, de forma descentralizada, foi o vereador Marcola que puxou essa frente junto à deputada Nadine, e assim eles conseguiram esse título — muito bem-vindo para a cidade“, lembrou Stim.
Para ele, a nova aprovação mostra que os governos não querem impedir o movimento bitcoin, afastando a impressão.
“Esse passo ajuda a afastar a antiga impressão de que não valia a pena se envolver com o Bitcoin porque os governos iriam impedir. Ao reconhecer Rolante, o governo sinaliza que não pretende atrapalhar — muito pelo contrário, quer ajudar no que toca a eles — e, com isso, incentiva que outras cidades, no RS e no Brasil, avancem no uso do Bitcoin como moeda para gerar prosperidade“, disse o entusiasta de Rolante.
Com Capital Estadual do Bitcoin em Rolante oficializada, comunidade aproveita momento para mostrar pontos positivos da adoção
A cidade de Rolante fica a menos de 100 quilômetros da capital Porto Alegre. E com quase 22 mil habitantes, se tornou um destaque mundial pela adoção de bitcoin responsável e com vários projetos de educação.
Para Ricardo Stim, do movimento Bitcoin é Aqui em Rolante, o novo título mostra que quem adotar a moeda digital primeiro se prepara melhor para os desafios do futuro.
“Como sempre defendi, quando o Bitcoin chega à mesa dos políticos de forma positiva — e não como no passado, cercado de notícias negativas e distorcidas — eles também percebem que quem adotar primeiro estará mais bem posicionado para enfrentar os desafios do futuro. E lembrem-se: O uso protege o hold“, disse Stim.
Veja fotos do evento com a presença de autoridades
A cerimônia contou com a presença do Governador Eduardo Leite, Ricardo Stim, vereador Marcola (Rolante), deputada Delegada Nadine, e outras autoridades.




