Sob críticas e queda de preço, Cardano lança hoje atualização com contratos inteligentes

Um lançamento problemático pode ser considerado um grande passo para trás.

Siga no

Cardano, a rede blockchain que está desafiando o domínio do Ethereum como plataforma para aplicativos descentralizados, continua enfrentando queda de preço, apesar de seu tão esperado lançamento que terá contratos inteligentes, previsto para este domingo (12).

O token nativo da Cardano, a ADA, caiu 5% nas últimas 24 horas e mais de 16% nos últimos 7 dias. Em comparação, a Solana valorizou 30% no mesmo período.

A Cardano conseguiu manter sua posição de terceira criptomoeda mais valiosa por capitalização de mercado, bem à frente do Tether (USDT), Binance Coin (BNB) e Solana (SOL).

Alonzo

Hoje, às 18:45h, a Cardano terá uma atualização e passará a ter suporte aos tão esperados contratos inteligentes. Mas devido a problemas no desenvolvimento, vários aplicativos descentralizados (dApps) atrasaram seu lançamento, e a Cardano pode ver apenas alguns aplicativos de teste desenvolvidos pelo próprio criador da Cardano.

A atualização pode ser uma grande virada de jogo para a rede e todo o mercado de criptomoedas. A expectativa em torno disso foi atribuída a vários fatores que têm o potencial de conduzir a indústria de criptomoedas em uma nova direção.

Com o hardfork, espera-se que todos os tipos de aplicativos descentralizados (DApps) que usam contratos inteligentes possam ser construídos na Cardano. Isso significa que os casos de uso da Cardano serão expandidos para suportar Finanças Descentralizadas (DeFi) e corretoras Descentralizadas (DEX), para adicionar NFTs que já podem ser cunhados e negociados na plataforma.

Críticas e queda de preço

A atualização Alonzo fez o preço da Cardano disparar no início deste mês; a moeda atingiu um recorde histórico de US $ 3,10 quando a desenvolvedora da Cardano, IOHK, lançou a testnet do Alonzo em 2 de setembro.

Mas depois o preço caiu para US $ 2,60 em meio a críticas de que a atualização tinha dificuldades para processar transações simultâneas.

Como mostrado no Decrypt, o primeiro dApp da Cardano, uma corretora descentralizada chamada Minswap, fechou logo depois de ser lançada porque não conseguia processar várias transações ao mesmo tempo – “exatamente o que você precisa em plataforma DeFi”, de acordo com o investidor da Ethereum Anthony Sassano.

Diversas outras corretoras descentralizadas disseram que adiarão seu lançamento até que sejam encontradas soluções definitivas para o gargalo das transações.

Em 7 de setembro, o preço da ADA despencou quase 30%, para seu nível mais baixo desde 19 de agosto, durante uma grande liquidação do mercado.

A Cardano foi submetida a uma enxurrada de ataques nas redes sociais após o lançamento fracassado da Minswap.

Os usuários reclamaram que não conseguiam realizar operações básicas na plataforma devido a erros relacionados ao modelo de transação eUTxO da blockchain.

Muitos chegaram a conclusão de que a rede só era capaz de lidar com uma transação por bloco, o que depois se mostrou falso.

Agora, os desenvolvedores da Cardano estão trabalhando em várias soluções de escalonamento na rede.

Fundador responde críticas

A empresa por trás da Cardano, a IOHK, tweetou que as críticas são especulação e que iria enfrentar todos os FUDs e desinformação, a empresa também disse que a forma como a Cardano lida com transações oferece “maior segurança” e “previsibilidade de taxas”.

Os fãs da Cardano estão esperando por uma alta de preço neste domingo, e o fundador da Cardano, que também é co-fundador do Ethereum, Charles Hoskinson, prometeu que a atualização Alonzo dará início a “uma nova era na Cardano”.

Hoskinson também criticou a indústria de criptomoedas por ser “viciosamente polarizadora” e “desumana” por instantaneamente rotular aqueles que cometem erros como “criminosos” ou “mentirosos”.

Ele expressou sua frustração com alguns membros da comunidade de Bitcoin que ainda estão convencidos de que Cardano é uma farsa, ou um golpe.

Hoskinson diz que os contratos inteligentes podem ser “tremendamente benéficos” para o ecossistema do Bitcoin e também para outros projetos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Praia do Forte em Cabo Frio pirâmide com Bitcoin

Eagle Eyes, empresa do “Pastor do Bitcoin” em Cabo Frio suspende saques

A empresa Eagle Eyes, que operava com sede na cidade de Cabo Frio (RJ), é mais uma possível pirâmide usando a imagem das criptomoedas...

Segunda maior pool de Ethereum encerra atividades devido a restrições na China

A SparkPool, segunda maior pool de mineração de Ethereum, anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 deste mês. Hoje a pool é responsável...

Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas? Neste artigo faremos um comparativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias